UCID vai entregar brevemente no parlamento uma proposta de lei sobre a regionalização

13/05/2023 01:22 - Modificado em 13/05/2023 01:22


No âmbito do 45º aniversário da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID), o antigo presidente do partido e deputado dos democratas-cristãos, António Monteiro, defendeu a necessidade de trazer à tona a questão da regionalização, durante uma conferência subordinada a este assunto, na sua sede em São Vicente.

Por isso, anunciou que ainda, este mês ou no próximo, uma proposta de lei será apresentada no parlamento.

Para a UCID, o que é importante é a “regionalização política”, justificando que cada ilha tem a sua especificidade, potencial próprio, cada ilha tem a sua forma de ver e encarar o desenvolvimento de Cabo Verde.

Monteiro lembra que há 45 anos o partido tem trazido à tona esta questão de regionalização. No entanto, afirmou que a UCID não tem tido a oportunidade para a sua implementação, nem mesmo em 2016, quando o assunto era discutido com um certo interesse.

O mesmo defendeu que já se deveria ter chegado o momento para colocar na pauta do parlamento a questão da regionalização, que segundo este político, é “fundamental” para o bem-estar de toda a comunidade cabo-verdiana no país e na diáspora.

“Não podemos continuar com esta perceção de que tudo tem que estar centralizado numa parte do território nacional. Temos que libertar as ilhas”, sublinhou Monteiro que acrescentou que não se pode continuar a depender do poder na cidade da Praia.

E acredita que com um novo “modelo federativo”, à semelhança do Brasil e dos Estados Unidos, todas as ilhas estarão no mesmo patamar. “Podemos trazer este modelo destes países colossais, como os Estados Unidos e o Brasil, para implementar entre nós um micro federalismo cabo-verdiano”, destacou.

António Monteiro falou em “discrepância do poder político”, ao verificar que 53% dos deputados nacionais estão eleitos na ilha de Santiago, o que na visão deste parlamentar “não é bom”.

Por essa e por outras, o partido afirmou que não pode abaixar os braços e a cabeça e deixar outras pessoas tomarem as decisões por nós. É neste sentido que defende uma revisão constitucional, por forma a desafiar os restantes partidos a se alinharem à UCID.

“Temos a pretensão para até ao final deste mês, ou ser prolongado por mais duas semanas, a entrega no parlamento cabo-verdiano de um projeto de revisão constitucional. E neste projeto temos propostas concretas que vamos fazer neste sentido”, anunciou.
Por seu turno, Lucas Monteiro, antigo deputado municipal eleito pelas listas da UCID em São Vicente defendeu “um Cabo Verde mais justo, mais seguro e respeitado nas nações do mundo, mais fraterno e pacifico, sem deslizes estruturais e sem derivas identitárias”.

“O país reflete uma manifestação social proveniente de famílias igualitárias. Mais tarde este sentimento de igualdade social poderá desaparecer em consequência da diferenciação das condições económicas dos diferentes grupos que compõem a sociedade cabo-verdiana e que é inevitavelmente fruto do desenvolvimento”, afirmou.

A conferência subordinada ao tema “Regionalização”, contou com a presença dos deputados e vereador da UCID, além de militantes e simpatizantes do partido, entre outros.

AC – Estagiária

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.