A Presidência da República assinala o Dia da Defesa Nacional, nesta quarta-feira, 6 de novembro, sob o signo da Luta contra a Dengue, promovendo uma conferência com a participação de especialistas, do país e da diáspora, sob o lema “Combate à Dengue: Seja a Voz da Mudança”.
O evento terá lugar na Sala Beijing do Palácio do Presidente da República, e contará com uma intervenção do Chefe de Estado, José Maria Neves.
A conferência reúne diversos atores da sociedade civil, num “Djunta mon” que visa somar aos esforços nacionais e contribuir para o debelamento do problema que neste momento afeta o país.
Em destaque estarão três painéis, que trazem para reflexão e debate “A Situação da Dengue em Cabo Verde: Desafios e Oportunidades”, a ser proferido pela Presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública, com a médica, Maria da Luz Lima.
“Diagnóstico e Manejo Clínico da Dengue”, a ser proferido pela Coordenadora de Emergência no Hospital Estadual Mário Covas, São Paulo, Brasil, ela que é cabo-verdiana, a médica Ana Helena Andrade, e “Atualizações sobre a Dengue e sua prevenção num mundo globalizado”, que terá como conferencista o Assistente Hospitalar Graduado e Professor de Doenças Infeciosas da Universidade de Lisboa, Nuno Marques, com experiência no combate à Dengue em Cabo Verde.
Recorde-se que o Dia de Defesa Nacional foi fixado no dia 6 de novembro, justamente, numa referência ao dia em que, no ano de 2009, o país se mobilizou e se organizou para, de forma consciente, abnegada e eficaz, evidenciar a sua capacidade de ação coletiva para combater o alastramento da epidemia de Dengue.
A Conferência desta quarta-feira, na Presidência da República, acontece um ano depois da notificação dos primeiros dois casos da Dengue, no atual contexto, que já levou o Governo a decretar situação de Contingência em todo o território nacional, como forma de criar as necessárias condições para combater a doença transmitida por mosquitos.
NN