Sob o lema “Cuidar, Incluir e Partilhar”, Francisco Barbosa Amado apresenta na próxima sexta-feira, 8 de novembro, a sua candidatura a Bastonário da Ordem dos Médicos Cabo-Verdianos (OMC), num dos hoteis da cidade da Praia.
Barbosa Amado diz que foi “entre a convicção pessoal e profissional, estribada numa vida inteira dedicada ao setor da saúde, catapultada pelo apelo de vários colegas” e “por sentido do dever de continuar a cuidar” que decidiu candidatar-se a Bastonário da Ordem dos Médicos.
Na missiva datada de 17 outubro de 2024, enviada aos sócios, Barbosa Amado afirma que “é chegada a hora de cuidar dos que cuidam. Em primeiro lugar, cuidar e defender os médicos, no estrito respeito pelos seus nossos direitos, opiniões, valores e princípios da classe, para o exercício da profissão médica com total independência e dignidade”.
Paralelamente, defende o candidato a Bastonário na mesma carta, é tempo de cuidar do direito à saúde de todos os cabo-verdianos, promover e defender a saúde dos doentes, em todas as suas dimensões, direitos e obrigações.
“É com este compromisso solene e ciente da enorme confiança que me liga a cada um de vós, enquanto colegas, que surge esta candidatura”.
A eleição dos novos corpos sociais da OMC (Triénio 2025-2027) está agendada para o próximo dia 30 de novembro.