Arrancou esta sexta-feira, 01 de novembro, em São Vicente mais uma edição do Festival de Internacional de Teatro Mindelact, numa realização que celebra as “Bodas de Pérola”, e que segundo a organização, representa “um marco que simboliza dedicação, resistência, amor a arte e a cultura de artes cénicas no país”.
O presidente da direção da associação, Yannick Fortes, afirmou no ato de abertura no CNAD, que de ano para ano, a organização busca fazer do festival “uma experiência única e memorável para todos”.
E que após três décadas, prosseguiu, têm conseguido manter viva a chama deste sonho que começou a muito tempo. “Celebrar 30 anos de história nos leva a uma profunda reflexão. Ao longo deste tempo enfrentamos desafios, mas também experienciamos muitas conquistas”.
E relembrou que o Mindelact nasceu da intenção de conectar, expressar e criar um espaço onde o teatro pudesse florescer, tocando o coração de cada um de nós. E com isso, salientou, transformar São Vicente num ponto de encontro entre artistas de várias partes do mundo e com o público mindelense e de outras paragens, que sempre os acolheu com tanta generosidade.
E que a escolha do tema “Bodas de Pérola”, não é apenas para marcar este aniversário tão “especial”, mas para refletir sobre a profundidade e resistência que o festival carrega.
“A pérola, que nasce do tempo e do atrito, representa a nossa jornada. Cada edição é fruto de um trabalho incansável de muitas mãos, que unidas superam as dificuldades para fazer o possível e o impossível acontecer”, realçou Yannik Fortes.
E agradeceu a todos que que ao longo dos 30 anos acreditou no Mindelact e ajudou a transformar este festival num “verdadeiro símbolo de persistência e paixão”, bem como às companhias marcam e marcaram presença nestes anos.
Já o arranque do festival, teve como o espetáculo “Fire Arts”, da República Checa, no Centro Cultural de Artesanato e Design (CNAD), “é um espetáculo de manipulação do fogo”.
Além de mais de 30 espectáculos, o Mindelact terá um conjunto de formações e nos palcos principais, o Palco 1, no Centro Cultural do Mindelo, haverá espectáculos com uma “programação diversificada” com grupos de Portugal, Espanha e Cabo Verde, no Palco 2, na Academia Jotamont, que terá dois espetáculos, sendo um da bailarina espanhola Paula Quintana e outro do Raiz di Polon.
O Mindelact acontece de 01 até ao dia 09 de Novembro e este ano celebra 30 edições.
ES/NN