Santo Antão: Ministérios das Comunidades e da Cultura firmam protocolo para a criação do Museu da Diáspora Cabo-verdiana

19/10/2024 21:11 - Modificado em 19/10/2024 21:11

Os Ministérios das Comunidades e da Cultura rubricaram hoje, em Ribeira Grande, Santo Antão, um memorando de entendimento para a criação do Museu da Diáspora Cabo-verdiana.

Em declarações à imprensa, a presidente do Instituto do Património Cultural (IPC), Ana Samira Baessa, explicou que o protocolo visa “dar uma nova dinâmica” ao projecto em que estão a trabalhar, que tem como principal objectivo a criação de um Museu da Diáspora Cabo-verdiana.

Ana Samira Baessa salientou que o projecto está alinhado com a política de ambos os ministérios, no que diz respeito à valorização da cultura e à integração da diáspora cabo-verdiana através da criação de uma infra-estrutura que vai “resgatar” a memória, tanto da imigração cabo-verdiana nos diferentes pontos do globo, como a forma como a cultura cabo-verdiana se faz representar através dessa diáspora nas diferentes comunidades.

“Portanto, é um museu vivo, diria, que traz essa componente da memória histórica da imigração cabo-verdiana, mas que procura também, em algum momento, prestar homenagem a todos os cabo-verdianos que saíram do seu país para buscar uma vida melhor, ter trabalho e procurar rendimentos, mas que carregaram a cultura cabo-verdiana”, afirmou.

Embora não haja uma data definida para a conclusão, Ana Baessa disse que, de momento, estão a trabalhar no mapeamento da diáspora e, através deste projecto, a ideia da criação do Museu da Diáspora “ganha um novo fôlego”.

“Este mapeamento vai, de alguma forma, contribuir com informações relativamente a como está a cultura cabo-verdiana na diáspora, e todos estes elementos serão representados no museu. Não há uma data para a conclusão do projecto, mas existe um forte interesse institucional, tanto do Ministério das Comunidades como do Ministério da Cultura, para que o projecto avance o quanto antes, acelerando esta dinâmica do mapeamento e trabalhando naturalmente para a concretização deste grande objectivo”, frisou.

O protocolo para a criação do Museu da Diáspora Cabo-verdiana foi rubricado após o acto oficial do Dia Nacional da Cultura e das Comunidades, que teve lugar no Terreiro da Ribeira Grande, em Santo Antão.

Ribeira Grande, Santo Antão, é o centro das comemorações do Dia Nacional da Cultura e das Comunidades deste ano, que acontecem de 16 a 20 de Outubro.

Sob o lema “Cultura, ponto de luz, farol da diáspora”, a programação inclui uma série de actividades culturais diversificadas.

De acordo com a programação, o evento começou esta quarta-feira com uma feira do livro, que ocupará as ruas da cidade, mantendo viva a tradição das manifestações culturais ao ar livre.

Inforpress/Fim

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.