Eleições autárquicas São Vicente: UCID oficializa António Monteiro

18/04/2024 11:36 - Modificado em 18/04/2024 11:36

Sem novidades, o presidente da União Cabo-verdiana Independente Democrática (UCID), anunciou, hoje, 18 de abril, que António Monteiro vai voltar a ser o candidato do partido para as eleições autárquicas 2024, em São Vicente. 

O engenheiro eletromecânico posicionou-se como cabeça de lista à Câmara Municipal, pela primeira vez, em 2004, eleição na qual elegeu-se como vereador.

O anúncio da candidatura foi feito esta manhã por João Santos Luís, em São Vicente. Para o líder dos democratas cristãos, a ilha de São Vicente não pode continuar no “marasmo que se encontra”, com um presidente de câmara “anti dialogante, autoritário, com fraca capacidade técnica e sem condições para procura de soluções adequadas” que sirvam a ilha para lhe colocar num diferente nível de desenvolvimento.

Por isso, o partido volta a apostar, naquele que consideram que terá maior chances de eleger em São Vicente, ou pelo menos, manter a UCID como a segunda força política na ilha. 

“É nossa firme convicção que o Candidato da UCID para as Autárquicas de 2024, em São Vicente, o Engenheiro António Delgado Monteiro possui visão, estratégia, sapiência e humildade necessária, atributos que consideramos decisivos para capitalizar o enorme potencial que a Ilha detém”, justificou João Santos Luís. 

Por isso, considera que o candidato acima mencionado está ciente das suas responsabilidades e conhece muito bem a ilha, as suas dificuldades e as suas valências e como tal, está em condições de servir São Vicente e a sua população da melhor forma possível, e não servir-se de são Vicente como vem acontecendo com os sucessivos mandatos do
atual edil.

Defende, João Santos Luís, que o declínio económico e social que temos assistido nestes últimos anos, leva-nos a afirmar que é urgente uma nova viragem para S. Vicente.

Uma viragem que potencialize todas as valências e potencialidades da Ilha, que faça surgir uma Câmara amiga de todos os munícipes, que atraia mais investidores externos, que proporcione melhores condições para os empresários, entre outros.

Assim, afirma que o candidato ora anunciado está imbuído de espírito de missão e com a equipa que irá constituir, bem como com o caderno de encargos a apresentar ao eleitorado a população em geral e a ilha de São Vicente, certamente colocará a ilha no lugar cimeiro no contexto nacional, aliás onde devia e deve estar.

António Delgado Monteiro, 62 anos, nasceu em São Tomé e Príncipe, é filho de pais naturais da ilha de Santo Antão e vive no Mindelo desde os 12 anos.

Foi em 1994, que participou pela primeira vez numa campanha por altura das eleições intercalares em São Vicente, em que fez parte da lista da UCID, liderada por Francisco Silva.

Desde então, tem-se apresentado como cabeça de lista, tanto nas autárquicas, como nas legislativas.

Nas eleições de 2020, para além de António Monteiro, candidataram-se à Câmara Municipal de São Vicente Augusto Neves (MpD), Albertino Graça (PAICV) e Nelson Lopes do Movimento Independente Más Soncent (MIMS).

Neste ano, a UCID consolidou como segunda força política nas autárquicas em São Vicente. O MpD com 4 vereadores, divide a Câmara Municipal com a UCID com 3 de vereadores e o PAICV com 2. E resulta que juntos, UCID e PAICV somam 5 vereadores.

Na Assembleia Municipal o cenário é semelhante, o MpD consegue 9 eleitos mas fica em minoria, a soma dos mandatos da UCID com 7 eleitos, do PAICV com 4 eleitos e do Movimento Independente Más Soncent com 1 eleito, essa soma perfaz 12 eleitos.

Elvis Carvalho

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.