O presidente da JpD disse hoje que vários jovens têm despertado interesse pela política depois de passarem pela Universidade de Verão da JpD, que tem sido uma “boa escola” de formação política, desde a sua criação.
Esta afirmação foi feita por Vander Gomes, no acto de encerramento da VI edição da Universidade de Verão da Juventude para a Democracia (JpD), que aconteceu nos dias 11, 12 e 13, na Cidade Velha, município da Ribeira Grande de Santiago, contando com a participação de oradores nacionais e internacionais.
“Temos vários jovens que através desta formação têm despertado interesse pela política, a nível nacional. E ainda muitos que passaram por essa escola estão a exercer várias funções políticas, nas assembleias e vereadores das câmaras municipais”, enfatizou.
Esta iniciativa visa promover um espaço de troca de experiências e ideias com outros jovens e ainda treinar e capacitar os jovens para estarem aptos a servirem os seus municípios e o país, segundo este responsável da JpD.
“Ao apostar na formação política, estamos a formar os jovens para estarem cada vez mais aptos para servir o país e ainda incutir o gosto pela política”, frisou a mesma fonte.
A Universidade de Verão, organizada pela Academia MpD em parceria com a JpD, tem sido um espaço “importante”, para o desenvolvimento das capacidades políticas dos jovens cabo-verdianos, segundo o presidente da JpD.
Disse ainda que esta iniciativa oferece uma oportunidade única para a juventude adquirir conhecimentos directamente relacionados com a governança, políticas públicas e a realidade política nacional e internacional.
Para além disso, fomenta o “networking” e a criação de laços entre jovens com interesse na política, fortalecendo o tecido social e político do país.
Questionado se este evento se destina somente aos jovens do Movimento para a Democracia (MpD), Vander Gomes esclareceu que é “aberto a todos” os jovens independentemente de serem militantes ou não deste partido.
Sobre o tema debatido, neste último dia “a inovação de sustentabilidade nas políticas públicas e das políticas municipais”, explicou que pretendem mostrar aos jovens como podem fazer para que os seus municípios possam inovar e atingir os estatutos dos municípios através da inovação.
Por sua vez, o presidente da Associação Nacional dos Municípios de Cabo Verde, Herménio Fernandes, disse que este tema é “muito importante” tendo em conta, o futuro.
“Nós temos que olhar para o futuro. E para as câmaras municipais é importante que as políticas públicas sejam inovadoras e sustentáveis, por forma a assegurar a continuidade, a qualidade das políticas públicas, mas, sobretudo, para criar as condições para que os municípios possam ser espaços competitivos para a atracção de investimentos, para a fixação das pessoas e para o desenvolvimento económico e social dos escritórios municipais”, sublinhou.
Inforpress/Fim