SIACSA anuncia manifestação pacífica dos agentes prisionais estagiários para 16 de Outubro seguida de greve por tempo indeterminado no dia 22 do mesmo mês, enquanto não houver a nomeação dos agentes prisionais.
Em causa, estão, conforme elencou o Sindicato da Indústria Geral, Alimentação, Construção Civil e Serviços (Siacsa), a nomeação dos agentes prisionais, subsídio mensal em atraso, cópia do contrato de trabalho, mais dignidade e respeito pela classe.
O sindicato diz que a manifestação acontece em frente da cadeia central de São Vicente e da cadeia regional de Santo Antão.
O coordenador do SIACSA em São Vicente, afirmou que os direitos desses trabalhadores estão sendo violados. “A começar pelo não pagamento do subsídio de 25 mil escudos mensais que, com os descontos, rondam os 21 mil escudos, a falta de nomeação dos mesmos no Boletim Oficial, a não entrega da cópia dos contratos, entre outras”, denunciou.
Essas situações, segundo o Siacsa, estão a acontecer nas cadeias de São Martinho (Praia), da Ribeirinha (São Vicente), do Sal, de Santo Antão e do Fogo.