Os preparativos para as festividades de São João Batista deste ano, um património cultural imaterial de Cabo Verde, em Porto Novo, Santo Antão, já estão em andamento. No que diz respeito às apresentações musicais, o primeiro grupo confirmado é Tabanka Djaz, da Guiné-Bissau, que dará brilho ao evento tradicional.
A Câmara Municipal do Porto Novo já começou a apresentar artistas e grupos que estarão presentes nas festas de São João Baptista em 2023. Entre eles está Tabanka Djaz, um grupo com 30 anos de carreira, conhecido na Guiné-Bissau como “Alegria do Povo e Orgulho da Nação”.
Em 2019, lançaram o sexto álbum de originais, que se junta aos outros discos do grupo, cujas músicas trazem alegria e entretenimento aos palcos por onde passam.
“A cidade do Porto Novo não vai fugir à tradição e, este ano, a banda já tem presença confirmada para animar o público na noite de 23 de junho”, refere a autarquia.
Atualmente, a câmara municipal anunciou a todos os promotores de eventos residentes no concelho que foi afixado um edital com os requisitos para a realização de eventos durante as festas de São João. A data para a apresentação de propostas é até 15 de maio deste ano, e os eventos devem ser realizados até 17 de junho próximo.
Importa lembrar que as festas de São João estendem-se por todo o mês de junho, contando com “uma vasta agenda” que inclui diversas iniciativas de animação, desde a feira agropecuária de Santo Antão, o desfile “Son Jon Reveltiod” e atividades culturais e religiosas.
Desde 2017, as festas de São João Batista são reconhecidas como património cultural imaterial nacional, e o governo já expressou anteriormente a possibilidade de preparar uma candidatura para que essas expressões populares sejam reconhecidas como património cultural imaterial mundial.”
AC – Estagiária