A deputado do MpD pelo círculo eleitoral das Américas, Fátima Wright, considerou hoje que o recenseamento eleitoral deveria ser realizado durante todo o ano e de forma automática sempre que um cidadão se desloca aos serviços consulares.
Durante o debate de assuntos gerais da primeira sessão ordinária do mês de Outubro, na Assemblai Nacional, na cidade da Praia, a parlamentar enfatizou que numa visita efectuada à comunidade de Los Angeles, do Estado da Califórnia (EUA), muitos cabo-verdianos reclamaram do isolamento e distância de Cabo Verde.
Segundo a deputada, os cabo-verdianos daquela região da diáspora partilharam o desejo de participar nas eleições do país, solicitando o recenseamento permanente, além da criação de condições de assembleia de votos no Estado.
Para Fátima Wright, “é urgente a criação de postos de recenseamento eleitoral permanentes” nas embaixadas e consulados de Cabo Verde, realçando a importância de ouvir as vozes da diáspora que contribuem no fortalecimento de laços com cidadãos residentes no exterior.
“A criação de um recenseamento eleitoral permanente nas nossas embaixadas e consulados não só facilitaria o processo eleitoral, como também demonstrará que estamos atentos e comprometidos com a necessidade da nossa diáspora”, declarou, frisando a necessidade de construir um país conectado e inclusivo.
A parlamentar reiterou que o processo deveria ser feito sempre que um cidadão se desloca aos serviços consulares para tratar assuntos diversos, asseverando que esta medida reforça a participação cívica dos cidadãos da diáspora nos períodos eleitorais.
Inforpress/Fim