O presidente da Rede Nacional da Campanha de Educação Para Todos de Cabo Verde (RNCEPT-CV) defendeu hoje, no Mindelo, que o Estado deve assumir a educação pré-escolar de modo a permitir maior qualidade e inclusão.
Marciano Monteiro lançou o repto ao presidir o workshop realizado hoje, num dos hotéis da cidade do Mindelo, sob a temática “Educação para Todos: Repensar a educação inclusiva e o pré-escolar em Cabo Verde”.
Conforme a mesma fonte, a rede está a trabalhar neste momento para incentivar o Governo a assumir este nível de ensino.
“O Governo está sensível à esta questão e pensamos que juntos podemos conseguir melhorar a situação do pré-escolar aqui em Cabo Verde”, esclareceu Marciano Monteiro, para quem a qualidade e inclusão podem não estar a ser cumpridos, com o pré-escolar neste momento a gerido pelas câmaras municipais e privados.
O actual cenário, segundo a mesma fonte, apresenta “muitas lacunas” que estão a ser combatidas com acções de sensibilização e de advocacia junto do executivo e da própria sociedade.
Tudo porque, ainda existem crianças fora do sistema escolar, e cuja culpa “não é somente do Governo, mas também dos pais que têm a sua cota de responsabilidade”.
Marciano Monteiro assegurou ainda que toda a acção da RNCEPT tem como meta atingir uma educação de qualidade e totalmente inclusiva no país, algo que passa também pela disponibilização de mais meios financeiros.
Daí, o apelo para que o montante destinado ao sector, no Orçamento Geral do Estado, seja aumentado.
O workshop do Mindelo tem como objectivo dar a conhecer à sociedade cabo-verdiana os trabalhos que a RNCEPT tem vindo a desenvolver, tendo como pontos centrais a educação pré-escolar e inclusiva.
Realizado no momento em que inicia o ano lectivo 2024 – 2025, representa uma oportunidade para discutir questões fundamentais relacionadas com a qualidade da educação no país.
Conta com a participação de especialistas, educadores, representantes do Governo, organizações não governamentais e outras instituições.
O evento tem continuidade na sexta-feira, 11, em Santo Antão.
Inforpress