O Governo informou que vai disponibilizar mais 241 mil contos para a realização das despesas de empreitada para a conclusão das obras da Central de Consultas Ambulatoriais do Hospital Baptista de Sousa (HBS), em São Vicente.
Esta informação consta da resolução nº 86/2024, publicada no Boletim Oficial a que a Inforpress teve acesso.
De acordo com o mesmo documento, o Executivo delega na Infraestruturas de Cabo Verde, as competências para, na qualidade de adjudicante, assinar e proceder, mediante ajuste directo, à realização de despesas inerentes à contratação da empreitada para a conclusão dessas obras no valor de 241.713.608$00, acrescido de impostos.
Conforme justificou o Governo, “a execução das obras, numa primeira fase, em 2020 foi impactada pela situação pandémica derivada do covid-19, que perturbou significativamente o avanço dos trabalhos e provocou um acréscimo dos encargos associados”.
Numa fase posterior, avançou, verificou-se a necessidade de introduzir várias alterações no projecto original para assegurar maior capacidade de atendimento e uma melhor qualidade e segurança na prestação dos serviços de saúde, que acarretam a necessidade de um maior montante de investimento.
Por isso, argumentou, torna-se necessário a assinatura de um contrato de empreitada supletivo por forma a viabilizar a conclusão da empreitada.
A Central de Consultas Ambulatoriais do Hospital Baptista de Sousa ficará situada na Avenida Capitão Ambrósio, junto à estrada que dá acesso ao “hospital velho”.
De acordo com o projecto inicial, o custo da infraestrutura era de 250 mil contos, financiados pelo Governo com recursos dos Fundos Kwait, e iria ocupar uma área de cerca de 1600 metros quadrados.
A obra, cuja execução é da Empreitel Figueiredo e fiscalização da SPL – Estudos e Projectos, foi lançada em julho de 2019 e tinha prazo de execução de 18 meses.
Inforpress/Fim