Nesta quarta-feira, arrancou em Ribeirinha a 14ª edição do Festival de Reggae em Tributo a Bob Marley, em São Vicente, que juntou algumas poucas centenas de pessoas para assistir ao evento que começou com um atraso de mais de 2 horas. Apesar deste problema, o mentor deste festival afirmou ao Notícias do Norte que tudo correu muito bem e que esta quinta-feira espera haver maior movimentação do público.
Um dos diques de Ribeirinha recebeu muitos sanvicentinos, e não só, esta quarta-feira. Muitos fãs do homenageado Bob Marley acompanharam várias atuações de artistas sanvicentinos, acompanhados de comes e bebes confeccionados nas várias barracas que ali se encontravam.
O evento estava previsto para começar às 19h, mas começou por volta das 21h15, devido à necessidade de montar a logística de acordo com o projeto do arquiteto. “O motivo era que a logística tinha que ser montada primeiro para se respeitar o projeto do arquiteto”, explicou o mentor To Heaven.
Neste primeiro dia, três grupos se apresentaram no palco, com destaque para a banda suporte com as vozes de São Vicente, Josimar e Banda, e Mexitap. Marisia Soares foi a primeira a se apresentar nesta quarta-feira.
“Acho que a vibração é positiva por parte do público e chegamos onde queríamos. Esta quinta-feira é o principal dia do evento e vamos estar mais organizados. Prevemos que a movimentação será ainda maior por parte do público. Teremos um elenco mais forte”, afirmou o mentor do festival.
Questionado sobre a razão pela qual o evento se concentrou exclusivamente em artistas crioulos, o mentor explicou que a intenção era valorizar os talentos locais e nacionais, inclusive aqueles que residem na diáspora, e que são capazes de representar a cultura reggae em qualquer lugar.
To Heaven destacou a importância de promover a confiança e apoio aos artistas crioulos, e por isso escolheram o lema “Crioulos” para incentivar o patrocínio de um espetáculo de qualidade no Festival Tributo Bob Marley Ribeirinha 2023.
Além disso, ressaltou que neste ano foi implementada uma logística de nível festival, visando proporcionar uma experiência ainda mais grandiosa.
Importante ressaltar que dois grupos ficaram de fora desta edição devido aos preços elevados das passagens internacionais. Ficaram de fora desta edição “Quem é o Bob?”, de Portugal, que participaria pela segunda vez, e Rasjahknow, da Austrália, revelou o mentor.
A primeira edição do Tributo Bob Marley aconteceu em 11 de maio de 2000. Até o momento, o festival já vai na sua 14ª edição.
AC – Estagiária