A Associação dos Treinadores de Andebol de Cabo Verde (ATAC) vai estar oficializada antes do final do ano, com o objectivo de unir a classe e criar oportunidades a nível da carreira.
A informação foi avançada à Inforpress por Juari Nobre, mentor desta iniciativa, acrescentando que o objectivo passa igualmente pela promoção de mais união entre os treinadores
“A seleção principal de Cabo Verde tem sido dirigida por estrangeiros e nós queremos ter oportunidade”, perspectivou Juary Nobre, que é treinador da selecção nacional masculina sub-18.
Para isso, avançou, os treinadores, através da ATAC, precisam ter mais força dentro da Federação Cabo-verdiana de Andebol (FCA), com um plano anual de formação e capacitação contínua.
“Isto para termos alguns treinadores de nível III e IV, quiçá master, para que também possam ser capazes de integrar as selecções nacionais, mesmo que seja na qualidade de treinador-adjunto”, esclareceu.
Em relação à criação da associação, informou que os estatutos já estão elaborados e que, em breve, vão reunir-se em assembleia constituinte para a formalização da mesma.
“Neste momento já contamos com 41 associados de todas as ilhas e regiões desportivas do país”, acrescentou Juary Nobre, que também comanda a equipa Os Madrugadores do Porto Novo, na ilha de Santo Antão.
Inforpress/Fim