Autopsia aponta complicações cardíacas como causas da morte do militar em São Vicente

26/10/2023 14:49 - Modificado em 26/10/2023 14:49

O Relatório de Autópsia Médico Legal, realizada pela Delegacia de Saúde de São Vicente, ao corpo do recruta Davidson da Silva Barros, com data de 23 do corrente mês de outubro, aponta a causa principal um edema agudo pulmonar e, como causa intermédia, falha ventricular esquerdo e miocardiopatia dilatada.

Segundo informações recolhidas por este “online”, edema agudo pulmonar é uma condição médica grave em que há acúmulo anormal de fluido nos pulmões, levando a dificuldade respiratória extrema.

“A causa principal do edema agudo pulmonar é o mau funcionamento do coração, mais especificamente a insuficiência cardíaca congestiva”, segundo informações recolhidas pelo Notícias do Norte.

Nessa condição, refere a mesma fonte, o sangue não é bombeado corretamente pelo coração, resultando num acúmulo de fluido nos pulmões e em outros tecidos do corpo.

É uma situação de emergência que requer atendimento médico imediato e tratamento para aliviar a dificuldade respiratória e tratar a causa subjacente.

O jovem morto na madrugada do dia 13 do corrente mês, no Centro de Instrução Militar do Morro Branco, teve como causa intermédia, segundo as Forças Armadas de Cabo Verde, “Falha Ventricular Esquerda” e “Miocardiopatia dilatada” e ainda como causa básica “Obesidade”.

Conforme a nota divulgada pelas FACV, o recruta Davidson da Silva se sentiu mal durante a última etapa de uma marcha administrativa realizada em 12 de outubro, no trajeto Galé — Morro Branco. Ele apresentou um quadro clínico caracterizado por mal-estar geral e desmaios.

E após seguimento médico no centro militar, foi transferido para o Hospital Baptista de Sousa, onde se deu o agravamento do seu quadro clínico, marcado por paragens cardiorrespiratórias, tendo o mesmo sido dado como óbito às 02 horas do dia 13/10/2023, após o quinto episódio de paragens cardiorrespiratórias.

Um caso que tem levantado vários debates na sociedade civil, como suspeitas de abuso físico e psicológico nas FACV e que revisitou a questão da obrigatoriedade do serviço militar. 

Como já anunciado, o Estado-Maior determinou a realização de um inquérito cujo objetivo é verificar toda e qualquer circunstância que tenha estado na origem ou contribuído para a morte do Recruta Davidson Barros, cujas conclusões serão socializadas para esclarecimento da família e do público.

Nesta hora de consternação e profunda tristeza, as Forças Armadas de Cabo Verde reiteram à família enlutada, amigos e colegas de arma as suas mais sentidas condolências.

EC

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.