Manel d’Novas recebe tributo em Lisboa para marcar os 15 anos sobre o seu falecimento

27/09/2024 23:09 - Modificado em 27/09/2024 23:09

O poeta e compositor cabo-verdiano Manel d’Novas é homenageado no sábado, 28, num evento no Centro Cultural de Cabo Verde (CCCV), em Lisboa, numa sessão cultural que marca os 15 anos sobre o seu desaparecimento físico.

A sessão cultural “Mornas com Stória – Tributo a Manel d’Novas” é uma iniciativa da mentora do projeto “Mornas com Stória”, Any Delgado, e do CCCV, terá como participantes, Paló (voz e violão), Djudjuty Alves (cavaquinho), Ana Firmino (participação especial) e a própria Any Delgado (storytelling).

De acordo com a organização do evento, Manuel d’Novas tinha a capacidade de “musicalizar, muitas vezes de forma satírica”, através das coladeiras, as vivências são-vicentinas e factos ou fenómenos sociais do quotidiano mindelense.

Entretanto, a mesma fonte referiu que, na morna, Manel d’Novas revela um “lado amoroso, sensível e apaixonado, contrariando a imagem pouco romântica do cabo-verdiano”.

“No dia 28 de Setembro de 2024, dia em que passam 15 anos sobre o seu desaparecimento físico, neste ‘Mornas com Stória – Tributo a Manel d’Novas” (…), será uma viagem pela vida e obra de um dos mais célebres compositores da música tradicional cabo-verdiana”, convida a organização.

Manuel de Jesus Lopes, ou simplesmente, Manel d’Novas, é natural de Ribeira Grande, Santo Antão, onde nasceu em 1938, e faleceu em 2009, no Mindelo, São Vicente.

A sessão cultural “Mornas com Stória – Tributo a Manel d’Novas” está marcada para às 17:00 locais, no CCCV.

Inforpress/Fim

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.