Em 40 anos de formação marítima Cabo Verde já produziu mais de 22 mil quadros do curso de qualificação e certificação internacional

26/09/2024 23:38 - Modificado em 26/09/2024 23:40
Campus do mar da ISECMAR na Ribeira de Julião.

Cabo Verde celebrou esta quinta-feira, 26 de Setembro, 40 anos de formação marítima no país, mais concretamente na ilha de São Vicente. E desde 1984, com a criação da escola Náutica, seguindo-se depois o ISECMAR, Instituto Superior de Engenharia e Ciências do Mar, até esta data terá formado entre 700 a 800 oficiais na marinha mercante. E cerca de 800 marinheiros e maquinistas formados.

A informação foi avançada pelo Presidente do Instituto de Engenharias e Ciências do Mar (Isecmar), a propósito das cerimónias de comemoração dos 40 anos de formação marítima Isecmar, realizada no auditório do instituto no campus do mar na Ribeira de Julião.

Actualmente integrado como unidade orgânica na Universidade Técnica do Atlântico (UTA), António Varela, afirmou que no curso de qualificação e certificação internacional, do instituto Cabo Verde produziu mais de 22 mil quadros.

“Pelo fato de Cabo Verde ser um país, a maior parte da sua superfície é mar. Portanto, torna-se necessário para as várias atividades, não só da Marinha Mercante, de pesca e por aí adiante, ter gente competente para o desenvolvimento dessa profissão”, realçou Varela, que destacou o facto destes profissionais terem essa capacidade de trabalharem no estrangeiro.

“Tendo em conta, por exemplo, na União Europeia, é sabido que os jovens europeus não estão interessados em trabalhar na área marítima. Por mais incentivos que sejam criados, eles não estão interessados nisso. E isso para nós é uma boa oportunidade de formar os nossos marítimos para trabalharem na Marinha Mercante Internacional”, justificou.

De acordo com dados históricos publicados no site do Isecmar, a formação no sector marítimo em Cabo Verde remonta a Julho de 1958, portanto contexto de colonização ainda, quando foi criada a Escola de Cabotagem de Cabo Verde a Agosto de 1970 com a criação da Escola Náutica.

Em Junho de 1982, em decorrência do processo de desenvolvimento da frota da Marinha Mercante nacional pelo Governo e da necessidade do aperfeiçoamento da mesma e dos recursos humanos, foi criado o Centro de Formação Náutica (CFN), que substituiu assim a Escola de Cabotagem.

O CFN iniciou as actividades de formação em 1984.Em 1996, o CFN foi substituído pelo Instituto Superior de Engenharia e Ciências do Mar (Isecmar).As celebrações dos 40 anos do Isecmar acontecem no mesmo dia em que se comemora o Dia Mundial do Mar, assinalada anualmente pela Organização Marítima Internacional (IMO).

O objectivo é chamar a atenção para a importância global das indústrias marítimas para o comércio mundial, assim como a promoção da segurança no transporte marítimo e para ajudar a proteger o ambiente marinho.

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.