Associação “Cuida d’Bo” quer trabalhar no sentido de ajudar as mulheres a ter maior acesso à saúde em São Vicente

26/09/2024 16:50 - Modificado em 26/09/2024 16:50

Criada em Bruxelas, na Bélgica, a Associação “Cuida d’Bo”, quer começar a trabalhar em São Vicente com o objetivo de ajudar as mulheres cabo-verdianas a terem um maior acesso à saúde e à educação a saúde.

Joana Ferreira, Presidente da Associação, em entrevista ao Notícias do Norte contou que tudo começou quando chegou em São Vicente, no ano de 2023 para integrar um projecto de voluntariado, do Voluntarismo de São Vicente.

“No âmbito desse projeto de voluntariado, uma vez que eu trabalho com a saúde da mulher, em Bruxelas, na área da mamografia. Quando cheguei cá, começamos a fazer sensibilização porta a porta, para o cancro da mama nas comunidades mais vulneráveis”, explicou a engenheira Biomédica.

Ali ficaram a saber do receio de algumas mulheres tinham de ir ao ginecologista, ou que nunca tinham ido, devido às condições financeiras. “Assim decidimos arrecadar alguns fundos na Bélgica e em parceria com as associações locais, decidimos encaminhar essas mulheres às consultas. Daí, das consultas surgem exames, dos exames surgem segundas consultas, e, então, isto foi começando a andar”, sustentou esta jovem portuguesa.

Neste sentido, realça várias instituições, associações, se juntaram à causa. E criou-se uma rede de entreajuda. E, entretanto, outros voluntários portugueses vieram fazer o programa com o volunturismo. “E, sempre que vinha alguém da área da saúde, enfermeiros ou médicos, apresentamos o projeto, começaram a ter interesse, e começou a crescer”.

Neste momento, contou que conseguiram sensibilizar cerca de 450 mulheres para o câncer da mama. E 75 já foram reencaminhadas para a consulta, e uns tantos outros com exames já feitos.

Diz que a ideia de colocar a associação em ação em São Vicente foi, inicialmente, por causa do amor que desenvolveu pela ilha, e também porque a sua primeira experiência neste sentido foi em São Vicente.

“Nós fazemos o Porta a Porta e fazemos também rodas de conversa, onde unimos pessoas que são identificadas e depois fazemos a sensibilização para o câncer da mama nessa roda de conversa. E neste momento, o nosso foco está no câncer da mama. Começou aí, até por eu trabalhar na área da mamografia, na Bélgica, mas a ideia da “Cuida d’Bo”, é abrir portas a outras áreas da saúde, do foro ginecológico, outras doenças sexuais ou outros cânceres, câncer do colo, do útero, elencou a biomédica.

Em representação da Câmara Municipal de São Vicente, uma parceria futura da instituição, o vereador Rodrigo Martins diz este tipo é um programa muito interessante porque esta associação “Cuida d’Bo”, é uma associação que tem como objetivo, como foi referenciado, apoiar as pessoas, principalmente as famílias mais vulneráveis, naquilo que é a educação para a saúde.

“É uma associação que trabalha com as comunidades, com muita proximidade e nós sabemos que a consciencialização para detectar as doenças, e é feita da melhor forma quando nós estamos próximos da população”, referiu o vereador, que defendeu ainda, que trabalhar junto da comunidade, principalmente com as famílias mais vulneráveis, no sentido da consciencialização e no sentido também de apoiar essas famílias para que possam ter acesso aos serviços de saúde é muito importante para a edilidade.

NN

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2025: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.