A região desportiva de Santiago Sul pretende revalidar o título de campeão nacional de boxe, conquistado em 2019, data da realização do mais recente campeonato de Cabo Verde da modalidade.
A pretensão foi avançada hoje pela presidente da Associação Regional de Boxe de Santiago Sul (ARBSS), Herman Freire, durante a conferência de imprensa de apresentação do campeonato nacional, que acontece este fim-de-semana no Pavilhão Desportivo Vavá Duarte, na cidade da Praia.
“A nossa expectativa é muito alta, com 80 por cento de vitória para Santiago Sul, sobretudo porque os nossos atletas estão com muita vontade após cinco anos de interregno”, apontou Herman Freire, a primeira mulher em Cabo Verde a liderar uma associação regional de boxe.
Em relação ao facto da competição contar somente com dois atletas feminino, Herman Freire esclareceu que um dos objectivo da sua direcção é a massificação do boxe entre as mulheres, através de disseminação da mensagem de que boxe pode ser praticado por todos.
Por sua vez, Valdo Reis, presidente da Associação Regional de Boxe de São Vicente, coloca a fasquia bem alta, estabelecendo como objectivo resgatar o título e a supremacia perdidos.
“A nossa expectativa é grande e com o objectivo de retomar o lugar que [São Vicente] conquistou no boxe cabo-verdiano”, apontou Valdo Reis, lembrando que dos últimos cincos campeonatos realizados, a ilha de São Vicente venceu três.
“Infelizmente este sucesso foi interrompido por dois anos de covid-19 e problemas internos”, lamentou o dirigente associativo.
O Campeonato de Cabo Verde de Boxe regressa este fim-de-semana ao Pavilhão Desportivo Vavá Duarte, na cidade da Praia, após cinco anos de interregno.
A região desportiva de Santiago Sul, liderada pela primeira vez por uma mulher [Herman Freire] vai fazer a defesa do título conquistado em 2019.
A prova vai contar com a presença de 37 pugilistas, sendo somente duas mulheres, representando as regiões desportivas de São Vicente, de Santiago Norte, de Santiago Sul, do Sal e da Boa Vista, divididas em 11 categorias.
Em conferência de imprensa para apresentação do campeonato, o presidente da Federação Cabo-verdiana de Boxe (FCB), Manuel Monteiro, informou que a competição arranca no sábado, a partir das 16:00, com os combates das meias-finais.
No domingo, acontecem as finais em diferentes categorias, seguido de entrega de troféus.
O boxe vive momento de exaltação com a conquista da primeira medalha olímpica para Cabo Verde, a de bronze, nos Jogos Olímpicos de Paris’2024, proeza alcançada pelo pugilista internacional David Pina, na categoria -57 quilogramas.
Inforpress/Fim