O presidente da República de Cabo Verde, inicia, esta sexta-feira, 20 de setembro, uma visita de trabalho aos Estados Unidos da América para participar na 79ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que reunirá, em Nova Iorque, Chefes de Estado e de Governo de todo mundo.
Nesta missão que comportará intensas agendas no quadro da cooperação multilateral, bilateral e a nível da comunidade cabo-verdiana nos Estados Unidos, José Maria Neves, fará uma intervenção no Debate Geral da Assembleia Geral das Nações Unidas no dia 25 de setembro, cujo tema este ano é: “Não deixar ninguém para trás: Agindo Juntos para o avanço da Paz, do Desenvolvimento Sustentável e da Dignidade Humana para as Gerações Presentes e Futuras”, conforme comunicado da Presidência da República.
Entretanto, logo no primeiro dia do Debate de alto nível, que contará com a presença de Chefes de Estado e de Governo dos 193 países-membros da organização, além de representantes globais, o Presidente da República fará, no dia 24 de setembro, uma intervenção durante a Mesa Redonda de Alto Nível “Em Defesa da Democracia, lutando contra o Extremismo”, copresidida pelo Presidente da República Federativa do Brasil e pelo Chefe de Governo da Espanha.
A anteceder esta Cúpula Mundial, José Maria Neves será um dos Chefes de Estado e de Governo presentes, no dia 22, Domingo, na “Cimeira para o Futuro”, cujo tema é “Soluções Multilaterais para um Futuro Melhor”. O evento pretende “estabelecer um novo consenso internacional sobre a forma de melhorar o presente e salvaguardar o futuro” da humanidade, face aos múltiplos desafios e as ameaças como a crise climática, a pobreza extrema e a insegurança alimentar, os conflitos e as armas de destruição maciça, as pandemias e as crises sanitárias, bem como os riscos associados às novas tecnologias.
Espera-se que o encontre resulte num “Pacto para o futuro”, retratando o compromisso das Nações em reafirmar a Carta das Nações Unidas, revigorar o multilateralismo, impulsionar o cumprimento dos compromissos existentes, nomeadamente sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, chegar a acordo sobre soluções para novos desafios e restaurar a confiança global.
Ainda neste quadro, o Chefe de Estado será, no dia 20 de setembro, sexta-feira, o convidado especial do Secretário-Geral da ONU para intervir, na Sessão de Abertura dos “Dias de Ação para a Cimeira do Futuro (Youthlead For The Future), iniciativa que visa proporcionar, durante dois dias, oportunidades adicionais de participação da sociedade civil dos países membros, particularmente os jovens, na construção do Pacto do Futuro.
De destacar que, à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas, José Maria Neves tomará parte em importantes encontros de elevado interesse para o país, mormente enquanto Estado oceânico, e na qualidade de Patrono da Aliança da Década do Oceano e Champion da Preservação do Património Natural e Cultural de África.
É assim que participará, e fará uma intervenção, no dia 23 de setembro, num encontro dos Líderes da Aliança dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento, AOSIS, sobre a Subida do Nível do Mar.
Na tarde desse mesmo dia, o Presidente da República participará num Momento de Alto Nível em Homenagem às Vítimas da Escravatura, que se realiza por ocasião do 30o Aniversário do Programa dos Povos Escravizados da UNESCO.
Já no dia 25, José Maria Neves fará a sua intervenção, na Sessão Plenária da Reunião de Alto Nível da Assembleia Geral das Nações Unidas sobre a subida do nível do mar, no painel “Meios de subsistência, desafios socioeconómicos, cultura e património em relação à subida do nível do mar”.
Ainda no dia 25, o Chefe de Estado será coanfitrião, em Nova Iorque, de um encontro de Alto Nível dos Champions da Mobilidade Climática. No mesmo dia, participará com uma comunicação numa Receção de Alto Nível para o lançamento do Mecanismo Comunitário da Adaptação às Alterações Climáticas (CCAF).
O Presidente da República encerrará a sua agenda de trabalhos em Nova Iorque, no dia 26 de setembro, com a participação, na qualidade de coanfitrião, num Pequeno Almoço de Alto Nível sobre “Enfrentar as ameaças existentes decorrentes da subida do nível do mar”, bem como no “Diálogo de Líderes sobre Acelerar Adaptação Climática em África”, copresidido pelo Centro Global de Adaptação, Comissão da União Africana e Banco Africano de Desenvolvimento, na Sede das Nações Unidas.
A participação do Chefe de Estado na Assembleia Geral da ONU será também uma oportunidade para a promoção da cooperação bilateral e multilateral de Cabo Verde com organismos e homólogos presentes.
E neste âmbito que José Maria Neves manterá, um encontro com o Secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres. Na mesma linha, o Presidente da República participará, no dia 23 de setembro, numa reunião informal de Concertação Político-diplomática dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Promovido pela Presidência rotativa de São
Tomé e Príncipe, o encontro terá na agenda a análise dos mais recentes acontecimentos a
nível da nossa comunidade e no contexto internacional.
O Mais Alto Magistrado da Nação aproveitará esta missão junto das Nações Unidas para implementar uma agenda voltada para a comunidade cabo-verdiana na região da Nova Inglaterra, em coerência com o compromisso do mandato em assegurar uma relação de proximidade com todos os cabo-verdianos, no país e na vasta diáspora.
Assim, reunir-se-á, no dia 29, com a Comunidade Cabo-Verdiana de Boston, visitará empreendimentos bem-sucedidos entre cabo-verdianos-norte americanos, num gesto de reconhecimento e incentivo à comunidade, e participará em várias outras iniciativas promovidas por organizações da nossa comunidade ali radicada.
Nesse quadro, José Maria Neves fará, no dia 28, o encerramento da 4a Reunião Anual 2024 da Cabo Verdean American Medical Society e participará nas atividades comemorativas do centenário de Amílcar Cabral, promovidas pela Associação Cabo-Verdiana de Brockton.
Terá, ainda, um Encontro de Mobilização de Parceiros para as iniciativas que serão desenvolvidas no quadro do Cinquentenário da Independência Nacional, em 2025, a ser promovido pelo Presidente da República na Bridgewater State University, no dia 27.