O lançamento do selo comemorativo em celebração a Amílcar Cabral aconteceu na tarde desta quinta-feira, 12 de setembro, na Presidência da República, com o objectivo de homenagear o legado de Cabral.
O projecto, que iniciou desde 2023, foi desenvolvido pelos Correios de Cabo Verde numa missão conjunta com os Correios de Portugal e pela Fundação Amílcar Cabral e enquadra-se segundo o presidente dos Correios de Cabo Verde, Isidoro Gomes, dentro das regras da Convenção de União Postal.
Em entrevista à imprensa, Isidoro Gomes explicou que esse acto visa associar os Correios na comemoração do Centenário, à semelhança de outras iniciativas de personalidades nacionais, o que tem também um valor acrescentado para a economia.
“Os Correios de Cabo Verde já emitiram mais de uma dezena de selos em homenagem à figura Amílcar Cabral. O primeiro selo em Cabo Verde começou a circular-se em 1877 e tem estado a destacar-se precisamente na promoção da marca Cabo Verde nas vertentes políticas, social e cultural”, disse.
Para o presidente da Fundação Amílcar Cabral, Pedro Pires, é um outro meio de levar a mensagem e a figura de Cabral, “isso leva muito mais longe a missão”.
“Os cabo-verdianos, certamente, que vivem fora, mesmo os que estão cá, vão procurar fazer a coleção e não é livro, mas é perto de livro”, reforçou Pedro Pires.
A apresentação do selo, que fará correr em todo mundo a imagem de Amílcar Cabral, aconteceu na Presidência da República.
Inforpress/Fim