Primeiro-ministro ouve partidos esta segunda-feira para marcar autárquicas 2024

8/09/2024 18:32 - Modificado em 8/09/2024 18:55

Os encontros vão decorrer entre as 12h00 e as 17h00 no gabinete de Ulisses Correia e Silva, no Palácio do Governo.

O primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, avançou que vai ouvir os partidos políticos esta segunda-feira, 09 de agosto, com vista à marcação da data das próximas eleições autárquicas 2024.

Os encontros estão programados para o dia 09 de setembro, no Gabinete do Primeiro-ministro, Palácio do Governo, com o chefe do executivo a receber, primeiro, o Presidente do PAICV, Rui Semedo. Em seguida, o presidente da UCID, João Santos Luís, pelas

Ainda na tarde da segunda-feira, recebe os presidentes do PTS, Carlos Lopes, Romeu di Lurdis, o presidente do PP, Dr. Amândio Vicente, pelas 16h00, seguindo-se depois o presidente do PSD, João Além. E para fechar o dia, o secretário-geral do MpD, Luís Carlos Silva.

Questionado sobre a proposta da Comissão Nacional de Eleições (CNE), que sugeriu para Novembro a data da realização das próximas eleições autárquicas em Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva afirmou que a decisão final será tomada depois de ouvir todos os intervenientes deste processo.

Em Março, a CNE defendeu que Novembro é a melhor altura para se realizar as eleições autárquicas, uma vez que Dezembro é um mês festivo e há muita mobilidade dos cidadãos entre as ilhas.

De acordo com o Código Eleitoral, a marcação da data das eleições autárquicas é feita pelo Governo, “com antecedência mínima” de 70 dias, ouvidos os partidos políticos registados no Tribunal Constitucional.

As oitavas e últimas eleições autárquicas foram realizadas a 20 de Outubro de 2020, para escolher os autarcas dos 22 concelhos do arquipélago.

O MpD ganhou 14 câmaras e o PAICV conquistou oito.

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.