Presidente da República homenageou ícones da música, no Mindelo, e realçou o papel destes grupos e artistas na luta pela independência como factor que permitiu a união e deu força para seguir em frente.
José Maria Neves, que deu continuidade ao projecto “Heróis da música”, enquadrado nas comemorações do aniversário da independência, reuniu na tarde de sexta-feira, no Palácio do Povo, em São Vicente, os representantes dos grupos Kings, Kola e Aurora, que receberam medalhas da Ordem do Vulcão, 2.ª Classe.
Durante a cerimónia, o chefe de Estado também entregou insígnias aos familiares de Manuel de Novas, que recebeu, a título póstumo, a medalha da Ordem Amílcar Cabral, 2.º Grau, pela sua emblemática composição “5 de Julho nos Kamin pa flisidadi”.
Em seu discurso, José Maria Neves destacou a importância da música como ferramenta de mobilização e identidade nacional, o que, segundo ele, contribui para unir o povo cabo-verdiano na luta contra a subjugação colonial e inspirar a construção de um novo país.
Isto porque, acredita o presidente, em momentos desafiantes a música deu força aos cabo-verdianos para seguir em frente, não apenas na sua vertente de abrir mentes para a libertação do país, mas também projectou a cultura cabo-verdiana no mundo.
O presidente aproveitou a ocasião para destacar os desafios que o país enfrenta, mas encetou os homenageados a continuarem o seu trajecto e dar mais de si para que Cabo Verde continue a sonhar.
Em representação aos homenageados, José Luís Ramos, também conhecido por Pinúria, relembrou o percurso destes “grupos revolucionários” desde antes da independência e que agora, passados quase meio século, se sentem “felizes e honrados” com a “singela homenagem”.
“Bem haja o trabalho musical, cultural, desenvolvido em prol das artes destas amadas ilhas de Cabo Verde”, lançou.
O projecto “Heróis da música” também condecorou com a Ordem do Dragoeiro, segundo Grau, os músicos e compositores Daniel Alberto Rendall Moreira Monteiro e Alcides Spencer Brito, bem como o grupo Os Tubarões.
A cerimónia anterior aconteceu a 05 de Julho, dia de comemoração dos 49 anos de independência, no Palácio do Platô, na cidade da Praia.
Inforpress/Fim