Confiança das famílias cabo-verdianas sofre ligeiro aumento no primeiro trimestre de 2023, segundo INE

9/05/2023 18:01 - Modificado em 9/05/2023 18:01

A confiança das famílias cabo-verdianas manteve a estabilidade no primeiro trimestre de 2023, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE). Embora tenha havido uma leve melhora em relação ao último trimestre de 2022, o indicador permaneceu inalterado em relação ao mesmo período do ano anterior.

O INE anunciou hoje que o indicador de confiança do consumidor em Cabo Verde permaneceu estável no primeiro trimestre de 2023. De acordo com o comunicado de imprensa do INE, embora tenha havido uma leve melhora em relação ao último trimestre de 2022, o indicador permaneceu inalterado em relação ao mesmo período do ano anterior.

Segundo o INE, o resultado é explicado pela avaliação positiva das famílias sobre sua situação financeira nos últimos 12 meses e a evolução da situação econômica do país nesse mesmo período. Embora os preços tenham aumentado, o desemprego diminuiu em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com a nota divulgada.

No entanto, a maioria dos entrevistados (90,1%) afirmou que a atual situação econômica do país ainda não permite economizar dinheiro, um aumento de 2,5 pontos percentuais em relação ao trimestre homólogo. Somente 7,7% dos entrevistados afirmaram ser possível economizar dinheiro com a situação econômica atual, apresentando uma queda de 0,1 p.p. em relação ao período anterior.

Para os próximos 12 meses, as famílias entrevistadas acreditam que a situação financeira deverá evoluir negativamente, enquanto a situação econômica do país deverá evoluir positivamente em relação ao trimestre homólogo. Quanto aos preços dos bens e serviços, assim como o desemprego, espera-se que evoluam negativamente em relação ao mesmo período do ano anterior.

Além disso, o estudo mostrou que cerca de 75,2 em cada 100 entrevistados afirmaram ter a certeza absoluta de que não pretendem comprar um carro nos próximos dois anos. Por outro lado, 20,8% dos entrevistados afirmaram que provavelmente irão construir ou comprar uma casa, representando um aumento de 7,1 p.p. em relação ao período homólogo.

Em resumo, embora a confiança do consumidor em Cabo Verde tenha permanecido estável no primeiro trimestre de 2023, as expectativas para o futuro são incertas. A maioria dos entrevistados ainda não acredita que a atual situação econômica do país permita economizar dinheiro, mas há um aumento na intenção de adquirir propriedades imobiliárias nos próximos anos.

NN/Inforpress

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.