Porto Novo, o maior concelho de Santo Antão, criado em 1962, comemora hoje com uma sessão solene da Assembleia Municipal o Dia do Município e o sexagésimo segundo aniversário da sua criação.
O diploma legislativo ministerial, publicado no Boletim Oficial de Cabo Verde número 35, de 02 de Setembro de 1962, assinado pelo então ministro do ultramar, Adriano Moreira, extinguiu o posto administrativo do Porto Novo, que fazia parte do Paul, e criou o concelho com o mesmo nome, integrando as freguesias de São João Baptista e Santo André.
A difícil orografia de Santo Antão, as dificuldades de comunicação, sobretudo da freguesia de Santo André com a então vila das Pombas, sede do Paul, a conclusão do cais acostável, precisamente em 1962, bem como a abertura ao trânsito, que viria a acontecer em 1963, da estrada Porto Novo – Ribeira Grande foram alguns dos argumentos avançados pelo então ministro do Ultramar para justificar a criação do concelho do Porto Novo.
O Dia do Município do Porto Novo só a partir de 1993 passou a ser comemorado no dia 02 de Setembro, na sequência de uma deliberação da assembleia municipal, datada de Setembro de 1992.
O dia 02 de Setembro, feriado municipal, é, efectivamente, uma data carregada de simbolismo para os porto-novenses que aproveitam a data para, também, assinalar o aniversário da elevação, em 2005, da então vila do Porto Novo à categoria de cidade.
O Dia do Município do Porto Novo e de criação deste concelho, além da sessão solene da Assembleia Municipal, que este ano conta com a presença do ministro adjunto do primeiro ministro para a Juventude e Desporto, Carlos Monteiro, em representação do Governo, foi este ano marcado por várias actividades.
Entre elas, inauguração e lançamento de projectos, festival de música da praia de Curraletes e apresentação de obras literárias, lançamento da segunda edição da revista do município e actividades desportivas.
Inforpress/Fim