Real Sociedade vence AD Barraca e é pela primeira vez campeão nacional de basquetebol C/Vídeo

26/08/2024 00:35 - Modificado em 10/09/2024 15:45

O dia 25 de agosto de 2024 vai ficar marcado como a data mais importante para o Real Sociedade.

A equipa do Real Sociedade, impôs-se aos boavistenses (57-56) e conseguiu o primeiro título de campeão nacional de basquetebol sénior masculino. E com isso, São Vicente volta a ter uma equipa campeã nacional da modalidade, em masculino 10 anos depois.

Casa cheia no Polidesportivo Oeiras, que recebeu a fase de grupos e a final do campeonato, com uma torcida forte para a equipa da casa. Os adeptos cantaram forte e apoiaram os jogadores em cada jogada, o que colocou pressão na equipa do AD Barraca desde o início. 

Um jejum de 10 anos quebrado, este domingo, num jogo de muita emoção e casa cheia. A equipa do bairro de Fernandó, que no ano passado ficou em segundo lugar, este ano, a jogar em casa, numa final eletrizante perante os estreantes da Boa Vista, o AD Barraca, a equipa treinada por Ivanildo Delgado chegou ao fim desta temporada com chave de ouro.

O inédito título nacional é fruto de muito trabalho da equipa, justificou Nhuck, capitão do Real Sociedade que é um dos pilares da construção das jogadas da equipa. Um colectivo, que segundo este atleta que já tinha sido campeão nacional, há precisamente 10 anos pela Académica.

“Dez anos atrás estava aqui, neste pavilhão, na altura com as cores da Académica e, hoje, em 2024, depois de um longo período de jejum, São Vicente volta a vencer”, referiu um emocionado Nhuck, que relembrou as dificuldades, o caminho feito e que agora estão a colher os frutos.

“Apresentamos um trabalho que esta comunidade tem vindo a fazer ano após ano, lutando para mantermos firmes e sempre com um objectivo em mente. Unidos conseguimos triunfar”.

E com isso, a formação comprovou o seu valor. Tricampeão de São Vicente e agora campeão nacional.

O triunfo ficou garantido nos últimos segundos do quarto período da final, em que os rapazes do Real Sociedade, conseguiram passar à frente do placar, após estarem a perder por seis pontos de diferença.

Sob orientação técnica de Ivanildo Delgado, o Real Sociedade sucede ao Prédio como campeão de Cabo Verde de Basquetebol Sénior Masculino.

Nas meias-finais, disputadas na noite de sábado, 24, Real Sociedade derrotou Prédio (Santiago Sul) e actual detentor do título por 52-47, enquanto AD Barraca levou a melhor sobre Bulldogs (Santiago Norte) por 75-65.

Participaram na prova sete equipas, Porto Novo Basket, Real Sociedade, Lobos do Norte, ADB Barraca, Bulldogs, Prédio e Botafogo (Fogo), que foram divididas em dois grupos na fase de qualificação às meias-finais.

O Grupo A foi constituído pelas equipas campeãs regionais Prédio, AD Barraca e Botafogo, e o Grupo B pelas formações do Lobos do Norte, Porto Novo Basket, Real Sociedade e Bulldogs.

photo Elvis Carvalho

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2025: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.