O ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Rui Figueiredo, encontra-se no Japão para participar de uma reunião ministerial de preparação para a IX Conferência Internacional de Tóquio, que será realizada em 2025, foi hoje anunciado.
Em nota de imprensa, o ministério tutelado por Rui Figueiredo informa que a reunião, que acontece sob o lema “Cocriar soluções inovadoras” para África, vai estar dividida em sessões sobre a sociedade, a segurança e a economia e decorre de sexta-feira a domingo.
Na sessão sociedade, o objectivo, de acordo com a nota, é centrar-se no desenvolvimento de recursos humanos da juventude africana, com vista a fortalecer a base de uma sociedade resiliente e co- criando soluções não só em África, mas também aplicáveis a soluções de questões globais.
“Pelo que vão ser debatidos a questão da promoção do desenvolvimento bidirecional dos recursos humanos como base da sociedade, a transformação digital e a adoção de tecnologia nos serviços sociais”, lê-se no documento do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional.
Em relação à segurança vão ser analisados temas como a paz e estabilidade, visando garantir a dignidade humana, conhecer a contribuição de África para a boa governação e o reforço do estado de direito, promoção da cooperação regional e esforços de integração e contribuir para um ambiente pacifico e estável.
No que tange a economia, o comunicado refere que vai ser discutida a questão da promoção do comércio e do investimento, com foco na promoção da transformação económica para resolver os desafios sociais.
O objectivo é estimular o crescimento económico inclusivo e o desenvolvimento sustentável em África através de soluções inovadoras, incluindo a transformação digital impulsionado por startups.
Pretende-se, de igual modo, melhorar o ambiente de negócios, em parceria com o sector privado e a promoção do empreendedorismo.
O ministro terá ainda dois encontros bilaterais com o vice-presidente sénior responsável pelo Departamento África, Naoki Ando, no dia 24 de Agosto e com a ministra do Japão, Yoko Kamikawa, no dia 25.
Inforpress/Fim