O ministro do Mar afirmou hoje, 21 de Agosto, em São Vicente, que o Governo já está à procura de parceiros para relançar a indústria de frio no Porto Grande do Mindelo, detida pela Atunlo, alegadamente em insolvência financeira.
Em Novembro de 2023, segundo revelou o jornal “La Voz de Galicia”, a Atunlo entrou em processo de pré-insolvência.
O mesmo jornal explicava que a empresa, que é líder na comercialização de atum em Espanha, declarou falência para aliviar a sua situação de tesouraria e devido à impossibilidade de fazer face às suas despesas correntes.
Uma situação que tem afetado a unidade em São Vicente e que coloca em causa o trabalho de mais de três centenas de pessoas.
“O grupo que pertence a essa empresa está com dificuldades a nível internacional e estão num processo de insolvência. Com certeza nós temos que cuidar das pessoas que estão no Atunlo, que são mais de três centenas de pessoas”, explicou Jorge Santos.
Jorge Santos, que falava à imprensa na sequência de visita à empresa gestora dos Portos (Enapor), no Mindelo, garantiu que todo o equipamento da Atunlo é equipamento da concessionária dos portos de Cabo Verde, portanto é equipamento nacional.
“E eu estou a crer que a empresa que gere os portos nacionais está em condições, preparada, a empresa está preparada para encontrar soluções e encarar mais este desafio. E sempre, e sempre passa por pôr esta indústria a funcionar”.
Neste sentido considerou, que o próximo passo passa por conseguir “parceiros para relançar essa mesma indústria e garantir os postos de trabalho que estão lá”.
A ATUNLO, garantiu, tem uma função importante de reexportação de pescado, mas também de congelação, para a indústria pesqueira aqui em Cabo Verde e também para exportação.
E que o governo, apesar de ter sido pega por essa realidade, que é uma realidade objectiva, que é uma multinacional em insolvência e que resolveu fechar a sua unidade em Cabo Verde, a ENAPOR, reiterou está a trabalhar para encontrar um novo parceiro e relançar rapidamente, no tempo que for útil.
“O governo, o anterior ministro com a administração da ENAPOR já estavam a trabalhar, todo o ministério a trabalhar, ou seja, o governo está a trabalhar para relançar essa indústria, que é útil e necessária.
A unidade da Atunlo no Mindelo é uma instalação moderna com um centro logístico para descarga de navios e triagem de peixe inteiro.
Segundo informações divulgadas pelo jornal Faro de Vigo, o seu entreposto frigorífico da Atunlo em São Vicente tem uma capacidade de armazenamento de 735 toneladas de produto e outras 2.000 toneladas a granel; a sua sala de transformação pode produzir 50 toneladas de atum inteiro e outras 35 toneladas de lulas congeladas.
A sua especialidade é os lombos de atum refrigerados e congelados, bem como as lulas.
![]() |