Novo ministro do mar assegura que a ENAPOR está preparada para todos os desafios

21/08/2024 17:48 - Modificado em 21/08/2024 17:54
Ministro do Mar – Jorge Santos e PCA da ENAPOR – Erineu Camacho vista ao Terminal de Cruzeiros do Mindelo – 21 de agosto de 2024

O novo ministro do mar visitou esta quarta-feira, 21 de Agosto, a ENAPOR, onde conseguiu, segundo o governante, ter um conjunto de informações demonstrando a evolução positiva de todas as operações, mas também da performance da própria empresa gestora e concessionária dos portos de Cabo Verde, em termos de crescimento. 

Na sequência, o governante, assegurou que a ENAPOR é uma empresa que está preparada para todos os desafios. “Para os desafios do presente, mas também para os desafios de médio e longo prazo”.

Jorge Santos, afirmou ainda, que o Governo de Cabo Verde assinou recentemente, em Bruxelas, um pacote importante no Programa Global Gateway Europa, que é um programa da União Europeia para projectos sustentáveis, apoiando o sector privado, principalmente o sector empresarial. “É um programa vasto, que traz um grande aporte à modernização dos portos”, sustentou.

Por isso, garantiu que em São Vicente, o Porto Grande vai uma ampliação, avaliada em cerca de 93 milhões de euros, que vai permitir que ali sejam atracados, não só barcos de cabotagem de grande porte, mas também outros tipos de navios.

Em relação ao Terminal de Cruzeiros do Mindelo, avançou que este é um projecto que começou a ouvir falar, há cerca de 30 anos. “Está a ser executado neste momento, por essa administração, nesta conjuntura, por isso é possivelmente a coqueluche de todo esse porto do Mindelo. Esse Terminal do Cruzeiro, vai marcar uma nova etapa no desenvolvimento do turismo de cruzeiro a nível nacional”.

Ou seja, um projecto, essa infraestrutura na ilha, o país vai dar um passo de qualidade e qualificar este produto, que é o turismo.

“Por isso estamos aqui a visitar este terminal que até o final do ano, a meados deste ano, a partir de outubro, novembro, teremos essa obra já a finalizar e com certeza já para ser entregue à economia, ao movimento do turismo de cruzeiro nos próximos meses”, reforçou Jorge Santos e confirmado pelo PCA da ENAPOR.

Os próximos serviços a serem visitados pelo novo responsável da tutela do mar, vai ser o sector das pescas, com visitas aos complexos de pesca.

Jorge Santos, que acumula ainda a pasta das Comunidades, foi empossado como ministro do Mar, pelo Presidente da República, no dia 08 de Agosto último e substitui Abraão Vicente, que é um dos candidatos às autárquicas, no município da Praia.

Elvis Carvalho 

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.