No dia que arranca mais uma edição, a 40ª do Festival Internacional de Música da Baía das Gatas, São Vicente, o presidente da Câmara Municipal da ilha, Augusto Neves, em conferência de imprensa para se posicionar sobre as mensagens que têm sido veiculadas nas redes sociais nos últimos dias, de forma “manipulada e dissociada da realidade de São Vicente e de Cabo Verde”, diz que não há absolutamente nenhum envolvimento do festival e seus convidados, e não existe atos de maus-tratos à animais na ilha.
E que os vídeos em questão, de alegados maus tratos, estão a ser analisados, realçando que esta foi uma preocupação levantada pela produção do festival, e também da produção da cantora Ivete Sangalo e outros artistas. “Realizamos encontros no sentido de ultrapassar essa situação”.
“O Festival da Baía das Gatas continua a ser pautado pela ética e pelo cuidado com a comunidade, assim como pelo respeito aos animais”, explicou Neves que afirmou, ainda que por seu um assunto fundamental e merece toda a seriedade e todo o compromisso.
Neste sentido, garantiu que a edilidade está a trabalhar para apoiar a adopção de medidas urgentes para garantir esse cuidado envolvendo a comunidade, com a orientação de profissionais credenciados. “Para tal, integrará um plano de ação a ser construído colaborativamente com os diferentes agentes e atores da sociedade”.
Diz que neste momento, os cães capturados estão no canil Municipal, alegando, pese embora as acusações do movimento, que o local é um lugar apropriado e com todas as condições feitas para a Câmara Municipal.
E aproveitou o momento para lançar uma campanha solicitando às pessoas que adotem cães. “Pensamos que estes cães podem ser perfeitamente adotados e estão lá em condições, não aparecendo dos donos, podem ser adotados por quem quiser ir buscar o seu cãozinho de estimação”, apelou Augusto Neves.
E sobre a decisão de abater os animais doentes, e que tem causado problemas de saúde pública, diz que isso será não uma decisão da Câmara Municipal, mas uma decisão do veterinário. “A Câmara não faz isso e nem tem condições de fazer. Os cães sempre foram assistidos por veterinários e são os veterinários que decidem o estado do cão”, justificou.
Logo, defendeu que o Festival Baía das Gatas apoia essa luta. “Assim buscamos superar mais esse desafio, a partir dos aprendizados que essa oportunidade nos traz, certos de que a música, a arte, a confraternização, a amizade e a verdade vão prevalecer.
Questionado sobre o Orçamento para a celebração dos 40 anos do festival mais antigo do país, Augusto Neves diz que não fala de orçamentos. Isso porque, “eu não sou economista”, atirou o autarca que logo em seguida, disse que existe uma comissão a trabalhar nesse sentido, e que na altura própria, “nós poderíamos falar do orçamento”, já que não fala de números. “Eu falo de atos”.
“Eu não posso estar aqui a avançar números que eu não sei, porque haverá conta no final e nós somos uma Câmara Municipal, temos um orçamento de todos os eventos e na altura nós discutiremos, e se for necessário divulgaremos os resultados dos eventos.
Por isso, conta apresentar a população de São Vicente e a população cabo-verdiana, no geral, um excelente festival.
Elvis Carvalho |