O Presidente da República, José Maria Neves, dirigiu hoje uma mensagem aos jovens cabo-verdianos, tendo realçado a pobreza, a insegurança alimentar e o desemprego como fenómenos que devem ser solucionados para maior oportunidade aos jovens.
Esta aposta, segundo José Maria Neves, deve também abranger os sectores económico, ambiental e social para que os jovens cabo-verdianos possam vencer os desafios que o mundo enfrenta.
“Cabo Verde é um Estado transnacional e é sensível a todas as mudanças, muito vulnerável do ponto de vista económico, ambiental e social, temos todos juntos de trabalhar para enfrentar os desafios que o mundo enfrenta, mas também os do emprego, do combate à pobreza e assimetria sociais e regionais, as enormes desigualdades que ainda existe no nosso país”, disse na sua comunicação, publicada na rede social “facebook”, no âmbito do Dia Mundial da Juventude que se assinala esta segunda-feira, 12.
Para o Presidente da República, as manchas significativas de pobreza, a insegurança alimentar, os efeitos nefastos das mudanças climáticas e o desemprego são fenómenos que atingem a juventude cabo-verdiana e, por isso, é importante que todos trabalhem juntos para se fazer face a estes reptos que são colocados aos cabo-verdianos.
Defendeu ainda que o país deve resgatar os valores da amizade e da fraternidade para que os cidadãos possam reconhecer e respeitar o outro, elevando o espírito de amizade e de irmandade para juntos “podermos enfrentar os desafios que se nos colocam”.
Aponta ainda a necessidade de se trabalhar para melhorar os níveis de emprego para jovens.
“No desporto e na música temos mostrado os enormes talentos e as grandes capacidades dos cabo-verdianos nas ilhas e na diáspora. Basta ver o sucesso da música cabo-verdiana e dos Tubarões Azuis para sentirmos a profundidade e a dimensão da capacidade criadora e inovadora da juventude cabo-verdiana”, acrescentou.
Apela a todos a trabalharem na procura de um entendimento entre o Estado, a sociedade civil e os cidadãos para que possamos criar mais oportunidades e acelerar os passos no crescimento económico, na competitividade nacional e na criação de muito mais prosperidade de todos os cabo-verdianos e, particularmente, da juventude.
“Feliz Dia Internacional da Juventude temos de continuar juntos a realizar as mudanças necessárias a partir das nossas divergências para construirmos consensos fundamentais sobre o futuro de Cabo Verde”, concluiu.
Inforpress/Fim