A comunidade de Chã de Feijoal, no Planalto Norte do Porto Novo, Santo Antão, continua a enfrentar a “penúria de água” para consumo humano e para o gado, uma situação que dura já mais de um mês.
A informação foi avançada hoje pelo representante da Associação Luz Verde do Norte, Luciano Santos, que disse à Inforpress que a situação é “mesmo difícil” em Chã de Feijoal, com as famílias sem água para consumo há várias semanas.
A crise de água em Chã de Feijoal está também a afectar os criadores de gado locais, disse a mesma fonte, que informou que a comunidade está a passar por uma situação “deveras complicada” em relação ao abastecimento de água.
Luciano Santos pediu à Câmara Municipal do Porto Novo para retomar “com urgência” o fornecimento de água à localidade através dos auto-tanques “para evitar males maiores”.
O Planalto Norte é abastecido através da nascente de Escravoeirinhos, nas imediações do vale de Martiene, mas, ultimamente, os sistemas de bombagem, todos equipados com painéis solares, tem estado a funcionar com dificuldades devido ao nevoeiro, explicou Câmara Municipal do Porto Novo.
O vereador responsável pelo pelouro do Abastecimento de Água, Irlando Ramos, esclareceu que o nevoeiro que se faz sentir neste período do ano no Planalto Norte faz com que haja fraca produção solar e, consequentemente, a paralisação dos sistemas de bombagem de água.
JM/AA
Inforpress/Fim