Jogos Paralímpicos’2024: Cabo Verde compete nas provas de velocidade e lançamento de dardo  

7/08/2024 15:32 - Modificado em 7/08/2024 15:32

A delegação cabo-verdiana aos Jogos Paralímpicos Paris’2024 deixa o país na sexta-feira, 09, com destino a França, onde Cabo Verde vai competir nos 100 e 200 metros livres e no lançamento de dardo.

Cabo Verde vai estar a competir com os atletas Heidilene Oliveira, atleta de baixa visão (T-12), acompanhada do seu guia Jailson Oliveira nos 100 e 200 metros livres, e de Marilson Semedo, amputado de um membro inferior (F-57) na prova de lançamento de dardo.

A secretária-geral do Comité Paralímpico de Cabo Verde, Jailma Oliveira, avançou à Inforpress que a comitiva cabo-verdiana vai dar continuidade aos trabalhos de preparação com um estágio de 09 a 23 do corrente na região francesa de Ville de Parthenay-Gatine e logo no término do estágio a delegação vai dar entrada na vila olímpica.

Chefiada por Orlandinho Mascarenhas, integrada ainda a delegação o “Paralímpico Attaché”, Amílcar Sousa, cabo-verdiano residente em França, a treinadora de Marilson Semedo, a cubana Mariela Aliaga Pita, o médico Ernesto Lopez Ramos, responsável do departamento médico, o presidente de COPAC, Rodrigo Bejarano, a secretária-geral, Jailma Oliveira, e a auxiliar de Heidilene Oliveira, Alexia Aguiar.   

A logística, segundo a nossa fonte, está totalmente montada, já que o presidente do COPAC se encontra há já alguns dias em Paris, onde tem estado a trabalhar juntamente com o Attaché para preparar a entrada da comitiva, tanto vila de Parthenay-Gatine para o estágio, assim como na Vila Olímpica de Paris.

Os Jogos Paralímpicos Paris’2024 serão realizados em 12 dias considerados mágicos pela organização, de 28 de Agosto a 08 de Setembro de 2024, reunindo mais de 4.400 dos melhores atletas paralímpicos do mundo.

Os Jogos Paralímpicos são mais do que apenas um evento desportivo, pois oferecem uma oportunidade única para chamar a atenção do mundo para o desporto e a deficiência, inspirar indivíduos, provocar mudanças sociais e promover oportunidades profissionais e desportivas mais inclusivas às pessoas com deficiência.

Os Jogos Paralímpicos Paris 2024, que já vão na sua XVII edição, contam com o envolvimento de 185 Comités Paralímpicos Nacionais, 22 modalidades desportivas, totalizando 549 eventos num universo de 4.400 atletas, do qual se esperam mais de três milhões de espectadores nos 11 dias de competições em 18 locais,

SR/AA

Inforpress/Fim

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2025: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.