O Instituto Universitário de Arte, Tecnologia e Cultura (M_EIA) vai passar a fazer parte da Universidade Técnica do Atlântico (UTA) para dar continuidade à formação e permitir melhor acesso às áreas de conhecimento artístico.
A informação foi avançada em nota à Inforpress e na qual se explicou que a integração do M_EIA como unidade orgânica da UTA, foi projectada desde a criação da universidade pública UTA, com sede no Mindelo.
“O acto público é o culminar de um processo que abre um novo ciclo para o M_EIA que, desta forma, pretende continuar a servir o país, democratizando ainda mais o acesso, agora no sistema público, a áreas de conhecimento consideradas estruturantes na formação e educação dos jovens e do público em geral”, lê-se na nota.
A integração vai ser apresentada num acto público realizado na terça-feira, 30, nas instalações do M_EIA, no antigo Liceu Gil Eanes, actualmente também sede da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), em São Vicente.
O M-EIA, actualmente instituto universitário, foi criado em 2004 pela Organização Não Governamental Atelier Mar como a Escola Internacional de Arte do Mindelo, a primeira escola de arte do País.
“Nestes 20 anos, o M_EIA cumpriu o essencial dos seus propósitos, formando cerca de 200 quadros superiores em vários domínios, Artes Visuais, Design, Arquitectura, Cinema e Audiovisual e Construção Civil Sustentável”, asseguram os promotores.
Estabeleceu-se depois como como Instituto Universitário de Arte, Tecnologia e Cultura e desenvolveu intercâmbios com instituições universitárias nacionais e estrangeiras em programas de mobilidade internacional de estudantes e de docentes.
No campo da investigação aplicada realizou diversos projectos nos campos da museologia, património histórico e cultural, com acções em várias comunidades do arquipélago e, ultimamente, em São Tomé e Príncipe.