Carnaval/São Vicente: Estrela do Mar quer “atacar” carnaval 2025 com desfile focado no amor a terra “I Love Terra”

22/07/2024 19:36 - Modificado em 22/07/2024 19:36
Mestre Sala e Porta bandeira da Associação Carnavalesca e Cívica Estrela do Mar

Para o carnaval de 2025, em São Vicente, a Associação Carnavalesca e Cívica Estrela do Mar vai desfilar o enredo “I Love Terra”. o grupo quer levar para as ruas da cidade do Mindelo, cerca de 1200 foliões, três carros alegóricos, e um quadripé. Tudo isso com um orçamento de cerca de 10/12 mil contos, referiu o presidente do grupo, Júlio do Rosário.

Com o desfile o grupo, vai em defesa do seu “verde e do mar” vai pedir um “ponto final” para o aquecimento global, conforme o carnavalesco Emanuel Ribeiro, a ideia é tratar um assunto sério e que tem atingido os países costeiros.

Na justificativa, Ribeiro diz que o grupo pela sua consciência ambientalista, vai descer no “sambódromo de Rua de Lisboa”, clamando a preservação urgente do planeta, sambando e cantando em coro.

E desta forma, sensibilizar a todos que o aquecimento global é um assunto demasiado sério para ser deixado apenas aos “ricos e aos decisores políticos”.

Para Emanuel Ribeiro, por sermos um “frágil país arquipelágico, onde a população se aglomera em litorais sob o risco de submersão com a eminente subida do nível do mar por fusão do ártico”, refere que nenhum cabo-verdiano consciente pode ficar alheio a esta problemática, e nenhum lugar é melhor para conscientizar as massas.

Assim, o EdM, vai com a sua “boa estrela”, citou o carnavalesco “vociferar”, daqui do nosso pequeno país para toda a humanidade, que é preciso urgente uma tomada de consciência generalizada e uma mudança de comportamento, agora e já, “desde a forma como produzimos energia até a
forma como a consumimos”.

Neste sentido, o grupo afirma que irão solidarizar-se com quantos se erguem na defesa do planeta terra, contra as causas dos sete grandes flagelos da actualidade, que podem até ser vistos, e passou a citar, como as sete trombetas do apocalipse.

“São os poluentes e a poluição marinha, as queimadas e o desmatamento, o lixo a céu aberto, os gases de efeito estufa, a pecuária insustentável, a betonização sem planificação do planeta e nós temos isso na nossa urbe apesar de ser pequena”, acrescentou a Emanuel Ribeiro.

Por seu lado, o presidente do Estrela do Mar, Júlio do Rosário, considerou, que a apresentação do tema, atempadamente, porque a intenção do Estrela do Mar é desenvolver e socializar diferentes actividades alusivas ao tema.

Isso porque, acrescentou, poucas pessoas conseguem entender o enredo durante o desfile. E querem desenvolver durante os próximos meses o tema do carnaval de forma a incutir na “cabeça” das pessoas para que a possam entender.

E desde que assumiram a liderança da EDM, decidiram ter como parceiro a Biosfera, e por isso este ano juntam-se para trabalharem em conjunto em alguns projetos.

Já Tommy Melo da Biosfera vê este compromisso do grupo como algo necessário, e com a assinatura do protocolo acredita que conseguirão atingir os objectivos. “Falar sobre o uso de materiais e descarte destes materiais, que podem ser usados de outra forma”, apontou o presidente da Biosfera que afirma que o acordo é renovável anualmente. 

EC

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2025: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.