Os moradores do Planalto Norte, no interior do município do Porto Novo, em Santo Antão, pediram hoje à edilidade porto-novense para socorrer as comunidades deste planalto com água auto-transportada.
O líder comunitário, Maduino Lima, disse à Inforpress que, nas últimas semanas, os moradores têm passado por uma situação de penúria de água, já que o “líquido precioso” não tem chegado aos chafarizes do Planalto Norte.
As reservas de água no reservatório comunitário esgotaram-se também e a população, encontra-se privada de água para o consumo, razão pela qual pediu hoje à autarquia para os socorrer com água auto-transportada.
O presidente da associação comunitária Luz Verde do Norte informou que os chafarizes no Planalto Norte continuam sem água há já algumas semanas.
As pessoas vinham-se socorrendo de alguma disponibilidade de água no reservatório comunitário, que já se esgotou.
A água que chega aos chafarizes no Planalto Norte é bombeada através de sistemas fotovoltaicos a partir de uma nascente nas proximidades do vale de Martiene.
Os sistemas não têm funcionado, nas últimas semanas, devido à pouca produção solar provocada pelo nevoeiro que se faz sentir no Planalto Norte, impedindo assim a bombagem de água para os fontanários que estão sem água.
A Câmara Municipal do Porto Novo confirmou que o nevoeiro que se faz sentir no Planalto Norte tem, efectivamente, condicionado o funcionamento dos sistemas de bombagem de água a partir da nascente de Escravoerinhos (Martiene).
Os sistemas, que funcionam como base em energia fotovoltaica, estão operacionais, mas não conseguem bombear água para os fontanários uma vez que tem havido “pouca produção solar” explicou o vereador que responde pelo abastecimento de água, Irlando Ramos.
Inforpress/Fim