Santo Antão: Trilha de Alto Mira a Moroços passa por manutenção e recuperação em Porto Novo

29/03/2023 12:38 - Modificado em 29/03/2023 12:38

Os trabalhos de manutenção e recuperação da trilha turística que liga Alto Mira ao Parque Natural de Moroços, como parte do Projeto do Turismo Resiliente e Desenvolvimento da Economia Azul, já estão em andamento. A iniciativa visa oferecer melhores condições de circulação e contribuir para a valorização do território, bem como para a segurança dos munícipes e visitantes que utilizam a rota.

De acordo com informações da Câmara Municipal do Porto Novo, o circuito começa no 2º povoado de Alto Mira – Chã de Queimado, atravessa-se a Ribeira de e começa a subir ao pico até ao Gudo do Salto Preto.

Devido às consequências derivadas das últimas chuvas, a trilha encontrava-se em um estado bastante degradado, exigindo um imenso esforço para qualquer intervenção, especialmente na subida de Salto Preto.

A Unidade de Gestão de Projetos Especiais (UGPE) é a entidade responsável pela iniciativa, que visa oferecer uma paisagem ímpar onde a tranquilidade do vale profundo e das montanhas confere um sentimento especial aos visitantes.

O município do Porto Novo possui uma extensa rede de caminhos vicinais (trilhos), e um dos grandes desafios da edilidade, refere, é arranjar parceiros para colaborar na recuperação, manutenção e sinalização da rede de caminhos vicinais.

Com a oferta de melhores condições de circulação, a autarquia afirma estar a contribuir para a valorização do território e para a segurança dos munícipes e visitantes que procuram essa rota turística.

“Esta trilha é muito importante para nós e para os visitantes que procuram a região. Por isso, estamos investindo na sua manutenção e recuperação para que possamos oferecer uma experiência agradável e segura a todos os que a percorrem”, refere uma publicação da autarquia.

Além disso, as intervenções na trilha encontram-se inseridas no âmbito do Projeto do Turismo Resiliente e Desenvolvimento da Economia Azul, que visa promover o turismo sustentável e a economia local, proporcionando um impacto positivo na região.

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.