O Presidente da República José Maria Neves, em uma nota oficial, classificou o atentado contra Donald Trump como um evento “altamente deplorável” e um ataque direto aos princípios democráticos que regem as nações.
José Maria Neves, que se encontrava em visita oficial a São Tomé e Príncipe, manifestou-se com firmeza contra o atentado. “Recebi com imenso desgosto a notícia sobre a tentativa de assassinato do Senhor Donald Trump, antigo Presidente dos Estados Unidos da América e atualmente candidato às eleições presidenciais de novembro próximo,” declarou Neves em uma nota da Presidência da República.
O Presidente cabo-verdiano enfatizou a gravidade do evento não só para os Estados Unidos, mas para toda a comunidade internacional comprometida com a democracia. “Tal atentado constitui um fato altamente deplorável não apenas para os Estados Unidos quanto para toda a comunidade de Nações apostadas na Democracia e no Estado de Direito Democrático,” afirmou.
A nota destacou que qualquer forma de violência política, especialmente em contextos eleitorais, deve ser condenada de forma veemente. “Todas as tentativas de contaminação ou subversão das regras do jogo democrático, mormente em ambiente eleitoral, bem como todo e qualquer ato de violência na política, devem ser veementemente condenados onde quer que se verifiquem,” acrescentou.
O Presidente José Maria Neves também expressou seus votos de rápida recuperação para Donald Trump. “Exprimo os melhores votos de franca recuperação ao Presidente Donald Trump,” disse Neves, mostrando solidariedade ao atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e ao povo americano.
Donald Trump foi vítima de uma tentativa de assassínio no sábado à noite, durante um comício na Pensilvânia, o que suscitou a condenação generalizada dos líderes mundiais.
Atingido a tiro numa orelha, o ex-presidente foi retirado do palco onde decorria o seu último comício antes da convenção do Partido Republicano, onde foi oficialmente nomeado candidato do partido às eleições de novembro para a Casa Branca.