Deputado da UCID crítica situação de água e energia em São Vicente

11/07/2024 20:47 - Modificado em 11/07/2024 20:47

O deputado da União Cabo-verdiana Independente e Democrática, UCID, António Monteiro destacou no parlamento questões urgentes relacionadas com o fornecimento de água e energia em Cabo Verde, apelando ao governo para resolver problemas persistentes que afetam diversas comunidades em São Vicente.

 “Numa altura como esta e no estado de desenvolvimento que o país se encontra, já não é aceitável nenhum tipo de desculpa para se ligar água e energia a qualquer família cabo-verdiana que esteja a escassos metros das redes quer de energia quer de água”, afirmou.

Monteiro reforçou a necessidade de uma ação imediata do governo para resolver essas questões, mencionando áreas específicas onde os problemas são mais agudos.

O deputado enfatizou que a situação é inaceitável em Monte Sossego, a poucos metros da rede, e em Portelinhas, onde até mesmo as casas e prédios da CMSV (Câmara Municipal de São Vicente) enfrentam problemas de acesso à água e energia. Além disso, citou bairros como “Rotxa” e “Covada de Bruxa”, onde a falta de acesso adequado continua a prejudicar os moradores.

O democrata-cristão também manifestou preocupação com o projeto de requalificação de Alto Bomba, em São Vicente. “O trabalho está parado e a paralisação das obras pode afetar os moradores daquela zona com as possíveis quedas de chuvas que estão para brevemente. A situação que temos põe em perigo a vida destes cidadãos”, alertou.

O deputado pediu ao governo que avalie a situação e tome medidas para evitar problemas graves durante a temporada de chuvas que se avizinha.

Além dessas questões, Monteiro aproveitou para chamar a atenção para a condição de famílias em extrema necessidade. O partido pediu ao ministro das finanças para olhar para uma família carenciada que precisa urgentemente de ajuda, destacando a importância de um apoio governamental mais eficaz para os cidadãos mais vulneráveis.

A primeira sessão parlamentar do mês de Julho, focada na área da Saúde e outros temas de preocupação social.

AC – Estagiária

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.