Como forma de fortalecer do setor cultural e turístico do país, o Governo de Cabo Verde assina um protocolo de concessão de incentivo com a Associação Mindelense de Empresas (AME) e o Kriol Jazz Festival (KJF), com um investimento total de 20 milhões de escudos cabo-verdianos anuais, sendo 12 milhões destinados à AME e 8 milhões ao Kriol Jazz Festival, o protocolo tem duração de cinco anos.
O incentivo, segundo uma nota de imprensa, visa promover a cultura e as indústrias criativas como pilares fundamentais do desenvolvimento sustentável de Cabo Verde, contribuindo para o “aumento do PIB, geração de empregos dignos e melhor distribuição de renda”.
“Tendo em vista a ambição de Cabo Verde em afirmar-se como uma Plataforma de Turismo, diversificando a oferta turística pelas ilhas e em termos de produtos, operadores e mercados emissores, aumentando o valor acrescentado da indústria do turismo pela ancoragem da cultura e das indústrias criativas, contribuindo assim para o emprego e o rendimento”, lê-se no documento.
O apoio financeiro, válido por cinco anos, não apenas apoia eventos culturais renomados como o Kriol Jazz Festival, mas também fomenta a criação, produção e comercialização de bens culturais e criativos.
O evento de assinatura dos protocolos está agendado para o dia 10 de julho, quarta-feira, às 10h00 no Salão de Banquetes do Palácio do Governo, numa cerimónia presidida pelo Primeiro-ministro, José Ulisses Correia e Silva, acompanhado do vice-primeiro ministro, Olavo Correia, e do Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente.