Em conferência realizada na manhã de hoje na sede do partido na ilha de São Vicente, o presidente da União Cabo-verdiana Independente e Democrática – UCID -, João Santos Luís, criticou duramente o governo de Cabo Verde pela falta de medidas para combater a inflação que está prejudicando a qualidade de vida dos cabo-verdianos.
O democrata-cristão ressaltou que o governo deveria estar gerindo os recursos da nação de forma “transparente e rigorosa”, reduzindo a carga fiscal quando necessário, especialmente em momentos de crises como a atual.
Segundo Santos Luís, a inflação está prejudicando não apenas os investimentos e o crescimento do país, mas também impondo elevados custos sociais que tendem a ser inversamente proporcionais ao nível de rendimento dos cabo-verdianos, penalizando ainda mais as famílias carenciadas.
Criticou também o fato de o governo estar preocupado apenas com a melhoria da performance e arrecadação das receitas públicas, ao invés de tomar medidas para reduzir a inflação.
O presidente da UCID afirmou que a inflação é positiva para o governo, desde que ele consiga mantê-la dentro da meta estabelecida, mas isso não está acontecendo. Defendeu que o governo deve assumir a responsabilidade no controle da inflação, ajustando suas finanças e reduzindo os gastos de forma permanente.
Além disso, o político criticou a falta de ações do governo para resolver os diversos problemas laboratoriais existentes em vários setores de atividades, o que está complicando ainda mais a vida das famílias e dos trabalhadores cabo-verdianos.
A título de exemplo, apontou os trabalhadores do INMG, do ICCA, da classe Médica e dos Enfermeiros do HBS e HAN, do Pessoal de apoio operacional dos Ministérios de Educação, de Saúde, do MAA, do INIDA, dos trabalhadores marítimos e das eternas pendências dos professores em nível nacional que nunca são resolvidos.
“O governo não pode ser cada vez mais conivente com esta inaceitável exploração da força laboral nacional, sendo que o Estado de cabo-verde deve assumir um claro compromisso de agir implacavelmente na salvaguarda dos direitos dos trabalhadores e dos cidadãos de uma forma geral”, disse o líder do partido.
O presidente da UCID ressaltou a importância de o governo tomar medidas imediatas para reduzir a carga fiscal em alguns produtos de importação e garantir o poder de compra da população em meio à inflação.
Por fim, afirmou que é responsabilidade do governo buscar garantir o crescimento da economia dentro dos padrões sustentáveis e sem prejudicar o poder de compra da população.
AC – Estagiária