Joaquim Rodrigues, músico, produtor e compositor cabo-verdiano de 52 anos, lança gradualmente o seu novo álbum intitulado “Ame taben d’Fonte”. Com uma carreira que começou nos anos 90 e se consolidou ao longo das décadas, Rodrigues decidiu compilar suas experiências e influências musicais em um trabalho que homenageia as ilhas de Cabo Verde.
Ao Notícias do Norte, Rodrigues, que atualmente reside em Luxemburgo, contou que produziu artistas renomados e grupos musicais como Mix Cultura, Rodji e Cassandra Lobo. Agora, ele lança um projeto próprio, um álbum composto por 10 faixas que exploram uma diversidade de estilos musicais.
“O que quero apresentar para os cabo-verdianos é o amor por meu país. Conheço muitos artistas das várias ilhas. Por isso veio a ideia de escrever cada música para cada ilha,” explicou Rodrigues em entrevista exclusiva ao Notícias do Norte.
O álbum inclui músicas como “Proméssas de Monte Cara,” “Temp de Contróbóne,” “Funha na caminho de Hollanda,” “Casamento na Picos,” “Beijo di Esperança,” “Vida te Complicód (ma tem slussôn),” “Distância d’um paixão,” “Sufôco,” e “Um bem di fóra.”
Recentemente, o compositor lançou nas plataformas digitais a faixa “Tlegrama Pum Serenata”. “Trata-se de uma obra musical que explora os belos ritmos e as sonoridades típicas de Cabo Verde. Uma obra que proporciona de forma imaginária aos apreciadores, uma viagem curta e rápida pelo arquipélago da Morabeza”, explicou.
De acordo com o músico, o álbum “Ame taben d’Fonte” apresenta uma mistura de coladeira, funaná, mazurca, batuque, sanjon, afrojazz e até um pouco de rock. Cada faixa é única e pretende captar a essência das diversas ilhas cabo-verdianas. “É como alguém que vai para uma fonte e regressa com outras ideias,” disse Rodrigues, explicando a inspiração por trás do nome do álbum.
Rodrigues, que possui seu próprio estúdio de gravação, destacou a liberdade de tempo que tem para produzir suas músicas. “O objetivo deste álbum é dar a cada artista uma música para cantar e, por eu ter meu próprio estúdio de gravação, não tenho problemas com o tempo,” afirmou.
Sem uma data fixa para o lançamento do álbum completo, Rodrigues optou por disponibilizar as músicas gradualmente nas plataformas digitais. “Vou lançar as músicas single por single. Quando todas estiverem lançadas, farei a apresentação do álbum por completo,” revelou o produtor.
As músicas de Joaquim Rodrigues são profundamente pessoais, baseadas em histórias de seu povo e nas suas próprias experiências. “As músicas são baseadas nas histórias do meu povo, as minhas vivências, histórias contadas por meu pai. Tento colocar estas vivências nas músicas,” disse Rodrigues, que é natural de Tarrafal de Ribeira Grande, Santo Antão.
O álbum conta com a participação de vários instrumentistas talentosos, como Kazy Rodrigues (voz), Anderson Salomão (bateria), Irineu Monteiro (guitarra acústica), Dji Djob (baixo), Alcides Tavares, Toi Vieira, entre outros. Rodrigues também expressou a expectativa de colaborar com mais músicos de Cabo Verde e de outros países.
Joaquim Rodrigues, que iniciou sua carreira musical aos 16 anos e ganhou notoriedade no cenário musical cabo-verdiano, está prestes a mostrar ao mundo sua mais nova obra-prima, celebrando suas raízes e compartilhando suas histórias através da música.
AC – Estagiária