O Primeiro-Ministro Ulisses Coelho Silva inaugurou hoje o novo espaço modernizado e os serviços agregados do Consulado Geral de Cabo Verde em Boston, proporcionando uma ampliação significativa das valências oferecidas à comunidade cabo-verdiana nos Estados Unidos.
O novo Consulado-Geral de Boston não é apenas uma expansão física, mas uma transformação completa dos serviços prestados. “É uma mudança de serviços. Quer dizer que as pessoas, os obtentos, os cabo-verdianos que vêm aqui tratar os seus assuntos conseguem ter um tempo de resposta muito mais rápido”, afirmou o Primeiro-Ministro durante a cerimónia de inauguração.
O chefe do executivo destacou que a digitalização dos serviços permitirá aos cidadãos realizar operações através de dispositivos móveis e computadores, incluindo marcações de audiências e emissão de documentos.
Com a implementação do Portal Consular, sublinhou, qualquer cabo-verdiano pode agora solicitar vários serviços a partir de qualquer lugar do mundo. Para aqueles que não têm acesso a este portal, o Consulado-Geral de Boston oferece esses serviços localmente, reduzindo significativamente o tempo de tramitação e obtenção de documentos.
“Estamos instalando isso praticamente em todos os países onde há representação diplomática e consular de Cabo Verde”, disse o Primeiro-Ministro, sublinhando a importância da eficiência no processamento de documentos como passaportes, cartões de identificação, procurações e registros notariais.
A modernização também tem um impacto positivo na vida dos cabo-verdianos residentes nos Estados Unidos, facilitando a gestão de questões documentais e incentivando investimentos. “Sempre que há algumas operações que parecem ter interesse relativamente a questões de investimentos, documentos que os empresários possam necessitar, estamos a trabalhar para alargar o leque de serviços”, explicou o Ulisses Correia e Silva.
O Primeiro-Ministro também destacou a diferença na agilidade dos serviços oferecidos na diáspora em comparação com Cabo Verde, apontando a transformação digital em curso como uma prioridade para reduzir a burocracia estatal e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.
Após a inauguração, Ulisses Correia Silva seguirá para Providence, onde se reunirá com o governador de Rhode Island e participará de um evento com a presença de presidentes de câmaras de quatro cidades com grande presença cabo-verdiana.
O dia encerrará com um jantar de gala comemorando o 49º aniversário da independência de Cabo Verde.