Nos dias 3 e 4 de julho de 2024, a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) e a Agência Universitária da Francofonia (AUF) organizarão a 2ª Edição da Conferência Regional dos Reitores das Instituições Membros da AUF na África Ocidental.
A Uni-CV, em nota, refere que o evento será realizado no Centro de Convenções do Campus do Palmarejo Grande e contará com a presença de reitores, presidentes e diretores de instituições de ensino superior de 12 países da região, incluindo Benim, Burkina Faso, Cabo Verde, Costa do Marfim, Gâmbia, Gana, Guiné, Mali, Níger, Nigéria, Senegal e Togo.
A cerimônia de abertura, marcada para o dia 3 de julho às 9 horas, contará com a presença do Reitor da Uni-CV, José Arlindo Barreto, do Presidente da Universidade Joseph Ki Zerbo e da Conferência dos Reitores, Prof. Jean-François Kobiane, do Reitor da AUF, Prof. SlimKhalbous, e do Vice-Primeiro-Ministro, Ministro das Finanças e do Fomento Empresarial, e Ministro da Economia Digital, Olavo Correia.
O programa do evento abordará temas cruciais para o desenvolvimento da educação superior na África Ocidental, organizados em painéis como “Estratégias de mobilidade internacional e empregabilidade no espaço francófono”, “Impacto e inovações em empregabilidade e empreendedorismo”, “O papel das universidades na promoção da pesquisa e inovação”, “Inovações pedagógicas e a transição para a educação digital”, e “O papel das diásporas na ciência e no desenvolvimento universitário”.
A nota recorda que esta edição da conferência segue o sucesso da primeira edição, realizada em julho de 2023 no Senegal, e destaca a importância da diversidade linguística e da unidade pan-africana.
Além das discussões temáticas, serão apresentados relatórios anuais das diferentes instâncias da AUF, incluindo o Bureau da Conferência dos Reitores e suas comissões, com o objetivo de co-construir as bases da nova estratégia da AUF para 2025-2029, que será ratificada na próxima Assembleia Geral da AUF, em outubro de 2025, em Dakar, Senegal.
A Conferência Regional dos Reitores serve como um fórum essencial de diálogo, consulta e troca de experiências entre as mais altas autoridades universitárias da região, promovendo a cooperação internacional e o desenvolvimento científico no espaço francófono.
O documento menciona que a AUF, com mais de 60 anos de existência, continua a ser a maior rede universitária do mundo, com mais de 1000 membros em quase 120 países, comprometida com a promoção da francofonia científica e a cooperação internacional.