No próximo dia 4 de julho, o Centro Cultural do Mindelo receberá a estreia da peça teatral “Cabral – Um legado de liberdade”, produzida pela Companhia 50 Pessoa. Este espetáculo marca uma reflexão profunda sobre o legado de Amílcar Cabral e seu impacto duradouro na sociedade contemporânea.
“É um espetáculo no qual fazemos uma reflexão sobre o legado de Amílcar Cabral e seu impacto na sociedade atual”, afirmou Yannick Fortes, encenador da peça.
A peça é parte das celebrações do centenário de nascimento de Amílcar Cabral, um dos líderes mais icónicos da luta pela independência de Cabo Verde e Guiné-Bissau. Segundo Fortes, a escolha da data de estreia, 4 de julho, um dia antes do 5 de julho, data da Independência de Cabo Verde, tem um significado simbólico que é comemorar os 49 anos de Independência de Cabo Verde.
Após a estreia em São Vicente, no dia 4 de julho, a peça seguirá para a cidade da Praia, onde será apresentada no Palácio da Cultura Ildo Lobo no dia 7 do mesmo mês.
Hugo Paz, um dos atores envolvidos no projeto, descreve o processo de criação da peça como uma imersão profunda na história e no legado de Cabral.
“Entramos em contato com Yannick, que é dramaturgo e encenador, e ele me ajudou a construir uma personagem que quer explorar mais a história do seu povo e o que levou Cabral a lutar pela nossa independência”, explicou.
A peça não apresenta um personagem Amílcar Cabral em si, mas sim uma figura que reflete sobre o impacto e a importância histórica desse líder revolucionário.
Os jovens destacaram que o espetáculo é um monólogo acompanhado pelo guitarrista Marino Mota, e que a construção dramatúrgica se baseou em extensa pesquisa, desde livros, artigos, estudos académicos até cartas a Helena Maria Rodrigues.
AC – Estagiária