Égua Marisa é a vencedora da corrida São João em São Vicente  

23/06/2024 21:00 - Modificado em 23/06/2024 22:02
Égua Marisa – vencedora da corrida São João em São Vicente 2024

A Égua Marisa do Porto Novo, Santo Antão, tem conquistado uma legião de fãs em São Vicente. É que após ter vencido a prova de Santa Cruz em Salamansa, em maio deste ano, voltou a ser mais rápida e bater a concorrência na final da corrida de São João disputada, hoje, 23, em Ribeira de Julião.

Marisa bateu na finalíssima, Prince de São Nicolau, que ficou em segundo lugar, Apollo de São Nicolau em terceiro e Raça Mau de São Vicente ficou em quarto lugar.

Montada pelo jóquei Hernany “Bilick” da Luz do Porto Novo, arrecadou o prémio de 200 mil escudos. Como jóquei, Bilick tem-se destacado como um dos melhores de Cabo Verde, com Marisa, diz que foi um bom evento realizado com a presença das melhores “meio sangue” do país. 

“Marisa é uma das melhores do país e hoje demonstrou a sua potência e mais uma vez, foi campeã”, referiu o Jockey, que foi considerado o melhor da prova.

Bilik disse ainda que o objetivo do Clube Juvenil, do Porto Novo, é continuar a trabalhar para manter os cavalos mais bem preparados. “É o melhor clube do país. E tem dado provas disso”, salientou.

A dirigente da Associação Hípica de São Vicente (AHSV), Nídia Araújo, fez um balanço extremamente positivo da prova que “arrastou” milhares de pessoas para Ribeira de Julião, e garantiu que apesar de não terem conseguido os 16 cavalos, previstos inicialmente, os 11 que competiram mostra que o hipismo em São Vicente está a crescer. 

Corrida São João em São Vicente 2024

“Os proprietários disponibilizaram-se para trazer os seus cavalos. Escolheram a ilha de São Vicente para comemorarem o São João, não obstante as festas nas outras ilhas. Então podemos afirmar, que a Associação Hípica está mais uma vez satisfeita com a organização e engajamento de todos”, referiu Nidia Araujo.

Garantiu, entretanto, que estão a preparar novas provas e realçou o apoio da Câmara Municipal de São Vicente, que lhes permitiu fazer uma pista de raiz, com uma extensão de 500 metros, que se junta, agora, aos restantes três. “Ficamos com quatro pistas de corrida de excelente qualidade e estamos felizes com o que foi realizado aqui”, salientou a responsável, que diz que agora a “luta” é ter bancadas nos locais para assistirem às corridas e evitar alguns riscos. 

Pista da Baía das Gatas 

A pista de Baía das Gatas é a maior da ilha e tem um projecto para ser uma pista elíptica, como era antigamente, o que vai permitir que os cavalos possam fazer a volta. 

Contudo, a nova pista, a de Ribeira de Julião, afirmou Araújo, ainda tem espaços para ser maior. O que será analisado conforme as qualidades e exigências dos cavalos. “É uma pista feita em três semanas, foi feito um trabalho espetacular, com a ajuda de todos e estamos bem satisfeitos, já que quem aprova são os cavalos e proprietários”.

Apresentação de salto de cavalos 

A anteceder as corridas, foi feita uma apresentação dos cavalos do Clube Hípico do Mindelo, com os alunos e instrutores que estiveram a apresentar os presentes que cavalos, não é só corrida. “O hipismo engloba muita coisa. E estamos sempre a querer mostrar isso para a população”, reforçou.

Corrida São João em São Vicente 2024

A corrida de cavalos de São João em São Vicente, contou com a participação de 11 cavalo de quatro ilhas. São Vicente, Santo Antão, Sal e São Nicolau.

E foram distribuídos prémios distribuídos de 200.000$ para o primeiro lugar, 160.000$ para o segundo, 120.000$ para o terceiro, 80.000$ para o quarto, 60.000$ para o quinto e 40.000$ para o sexto lugar.

Elvis Carvalho

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.