O Porto do Mindelo, em São Vicente, vai receber na manhã desta quinta-feira, 20 de junho, o Navio-Patrulha Oceânico “Apa” da Marinha do Brasil. Esta visita faz parte da Operação GUINEX-IV, um exercício de treinamento naval que inclui a participação de 17 países.
A Operação GUINEX-IV teve início em Gana, no dia 21 de maio, e se estenderá até 24 de junho, com o objetivo de fortalecer a cooperação e a capacitação das marinhas e guardas costeiras dos países participantes.
Segundo informações fornecidas pela Missão de Assessoria Naval do Brasil em Cabo Verde, a missão inclui atividades como o recebimento de “shipriders” a bordo, treinamentos e workshops nos portos, além de exercícios combinados no mar.
O Navio-Patrulha Oceânico “Apa”, que foi comissionado em 2012 e possui uma tripulação de 120 militares, já visitou os portos de Gana, Benin, Nigéria, Costa do Marfim, Guiné-Bissau e Senegal antes de chegar a Cabo Verde.
Durante sua estadia em Mindelo, serão realizados exercícios conjuntos com a Guarda Costeira de Cabo Verde, incluindo treinamentos de primeiros socorros, controle de avarias, comunicações, controle e armazenagem de material, e abordagens a embarcações suspeitas.
A Operação GUINEX, que teve início em 2021, visa estreitar os laços de confiança e incrementar a capacitação dos países do Golfo da Guiné e do Brasil nas atividades de segurança marítima. Esta edição da operação reflete a crescente importância da cooperação internacional para enfrentar desafios como a pirataria, a pesca ilegal e o tráfico de entorpecentes.
“A Operação GUINEX é a materialização da crença que os países da costa ocidental africana,juntamente com o Brasil, desempenham um papel importante no cenário internacional para manter a estabilidade, a segurança e a prosperidade de grande parte Oceano Atlântico”, refere uma nota.
AC