No Dia Mundial de Combate ao Discurso do Ódio, que se comemora hoje 18 de junho, a presidente do Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG), Marisa Carvalho, destacou a importância de esclarecer termos usados no dia-a-dia, enfatizando que ainda há muita confusão e deturpação sobre conceitos fundamentais, tanto em Cabo Verde quanto globalmente.
Este dia foi marcado por uma conferência na cidade da Praia, organizada pelo ICIEG sob o lema “Termos e Conceitos de Gênero, do que falamos?”.
“É chegada a altura de clarificar termos que são usados no dia-a-dia”, afirmou esta responsável que ressaltou que, na sociedade cabo-verdiana, muitos termos são frequentemente deturpados, o que dificulta o avanço nas discussões sobre igualdade de género.
Carvalho mencionou termos como feminismo, empoderamento, igualdade e equidade, que muitas vezes são utilizados de maneira incorreta, deturpando a intencionalidade e o trabalho realizado pelo ICIEG.
“Queremos que estes conceitos realmente se tirem uma definição concreta que depois possamos aplicar num glossário, numa publicação que será distribuída e que estará disponível também online”, explicou.
A escolha do dia 18 de junho para iniciar a conferência foi também uma tomada de posição contra os discursos de ódio, especialmente aqueles propagados pelas redes sociais e pelas fake news.
Carvalho defendeu que muitos desses discursos são frutos de desconhecimento e distorção dos termos que as pessoas pretendem abordar. “Muitos destes discursos de ódio são propagados exatamente por um desconhecimento e por uma deturpação daquilo que são os termos que as pessoas pretendem abordar”, disse.
A conferência, que decorre hoje e amanhã na cidade da Praia, inclui debates sobre temas como desigualdade de gênero, feminismos e masculinidades.
O objetivo é harmonizar os conceitos e promover um entendimento claro e compartilhado sobre questões de gênero.
A abertura do evento foi presidida pelo Ministro do Estado, da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire.
Este evento contou ainda com a presença da Embaixadora da União Europeia em Cabo Verde,Carla Grijó, e do Representante do Escritório Conjunto PNUD, UNICEF e UNFPA em Cabo Verde, David Matern.