Porto Novo/São João: Município respira cultura no âmbito das festividades do santo padroeiro

17/06/2024 14:23 - Modificado em 17/06/2024 14:23
foto Jorge Santos

Uma exposição de artesanato inaugurou hoje a abertura do espaço de aldeia cultural, na cidade do Porto Novo, em Santo Antão, que nos próximos quatro dias vai centrar todas as atenções no âmbito das festividades de São João.

Este primeiro dia da aldeia cultural, segundo o programa, vai ser marcado ainda por uma exposição de livros numa iniciativa da Sociedade Cabo-verdiana de Autores (SOCA), que procede ainda à apresentação da revista SOCA.

Nesta terça-feira, 18, o destaque do programa vai para a apresentação dos livros de Mana Guta pela SOCA e performance de dança pelos grupos locais Milla Dance, Escola Progresso, Nova Geração Sul e Maravilha Tropical.

A apresentação do catálogo de São João pelo Instituto de Promoção Cultural, uma conversa aberta sobre a participação dos jovens na salvaguarda da identidade cultural das festas de São João e um espectáculo musical com Escola Municipal de Música, Ney Évora e artistas locais são outros eventos agendados para os próximos dias.

As actividades na aldeia cultural encerram-se quinta-feira com a realização da morna fest, cujo cartaz traz nomes como o Bau, Nancy Vieira, Mário Marta, Aritiana Ramos, Bertânia Almeida e Domingos Santos.

Ainda esta semana, mais precisamente na sexta-feira, realiza-se o desfile dos grupos de romaria de São João, uma outra actividade cultural que leva ao centro histórico da cidade do Porto Novo milhares de pessoas.

As festividades de São João Porto Novo entraram este fim de semana em velocidade de cruzeiro com a realização da feira agro-pecuária de Santo Antão, evento visitado por milhares de pessoas dos três municípios de Santo Antão e da ilha vizinha de São Vicente.

A peregrinação dos fiéis e os bailes populares com Gil Semedo, Nelson Freitas, Ferro Gaita, Cordas do Sol, Josslyn, Blaya, Elji entre outros nomes, vão marcar, nos próximos dias, o município do Porto Novo, que por altura das festas de São João recebe os emigrantes e pessoas oriundas de várias ilhas do País.

Inforpress/Fim 

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.