A Praça Dom Luís em Mindelo, São Vicente, é palco da 1ª Feira Agropecuária e Ambiental, um evento que visa promover a produção local e impulsionar o agronegócio na região. A feira conta com a participação de muitos agricultores, criadores de gado e empresas ligadas ao setor destacou-se por incentivar o intercâmbio entre agricultores e a introdução de novas tecnologias no campo.
Durante o discurso, a delegada do Ministério da Agricultura e Ambiente em São Vicente, Carla Monteiro, destacou que a feira foi organizada com o objetivo de dinamizar o setor agropecuário, a economia local, e expor o melhor da produção de São Vicente.
A representante enfatizou a importância da feira como espaço para troca de conhecimentos. “Esta feira proporciona um espaço para o intercâmbio de experiências entre agricultores de diferentes vales”, salientou.
Mencionou também os desafios enfrentados pelo setor devido às condições climáticas adversas.“Nós somos um país onde a localização não nos beneficia, situado na zona do Sahel, onde a chuva é bastante irregular, tanto no tempo quanto no espaço. Muitas vezes, as chuvas caem de uma só vez, provocando chuvas torrenciais ou caem no mar, e depois passamos longos períodos sem chuva. Tudo isso traz muitas dificuldades para o setor”, lembrou.
Monteiro destacou ainda o trabalho contínuo do Ministério junto aos agricultores, oferecendo incentivos para modernizar o setor agropecuário.
A feira conta com lojas de fatores de produção com novas tecnologias à disposição dos agricultores, “visando melhorar a produção”.
Por outro lado, opresidente da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves, elogiou a força da agricultura e pecuária local, afirmando que com tantos produtos apresentados na feira, a atividade poderia ser mensal.
Neves garantiu que a Câmara Municipal continuará a apoiar os agricultores e criadores, ajudando-os a manter suas atividades. “Trazer gados para a cidade é uma inovação importante que deve ser replicada”, afirmou Neves.
Neves avançou a possibilidade de expandir este evento a outras comunidades, levando a iniciativa para bairros como Bela Vista, Ribeirinha, Pedra Rolada, Craquinha, Fonte Francês, Chã de Alecrim, Madeiralzinho e Lazareto.
A 1ª Feira Agropecuária e Ambiental de São Vicente continuará até o final da semana, com o objetivo de impulsionar a economia local através da valorização dos recursos agrícolas da ilha.
AC – Estagiária